21 outubro 2006

'' Linda donzela estás à janela e a Tuna passa ''


Fui ontem ver a primeira das duas noites do XX FITU (Festival Internacional de Tunas Universitárias), que está a decorrer na sala de espectáculos do Coliseu do Porto.

Um espectáculo com uma duração aproximada de 5 horas com um intervalo a meio, animação e entusiasmo, especialmente por parte dos estudantes, que nas plateias e balcões fazem a festa e aquecem o ambiente de impaciência perante a actuação da tuna que vão apoiar.

Quanto a uma opinião pessoal, tenho a dizer que a música praticada pelas tunas é de uma textura suave e convidativa que consegue fazer com que ate o publico mais tímido se deixe levar pela magia das melodias. O ambiente que se cria dentro do edifício austero que é o coliseu é de alegria e de vida. Actuações como as da Tuna da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade Católica e Tuna Académica de Coimbra são um bom exemplo do que motiva o publico.

Não é demais referir que a actuação da Tuna Universitária do Porto protagonizou o momento alto da noite com a sua actuação e conseguiu fechar em grande a noite que a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto tinha aberto em grande.



* O Festival teve origem no ano de 1987 a fim de repor a bonita tradição que são as tunas, e que estava adormecida no seio da comunidade estudantil portuguesa. A sua origem deve-se ao Orfeão Universitário do Porto e ao programa de comemoração dos seus 75 anos de existência onde aparecia este projecto.

Parabéns

2 comentários:

Anónimo disse...

não sou apreciadora de tunas. mas... bom que gostaste. bom publicares.

todos os dias, a caminho de casa, no autocarro com recheio especial a gente, passo pelos cartazes. ainda não tinha percebido o que era. agora sim.

Carolina disse...

ganhou a TEUP!!! inédito na história deles, costuma ser a tuna da católica..

também adorei o espectáculo. as bancadas e claques que faziam vibrar tudo e as tunas,autênticas orquestras cada uma delas (estou a falar das portuguesas, claro!).
saber que a música (quase clássica, digamos assim) consegue juntar tantos jovens é impressionante!