30 abril 2007

“Um dia, todos terão direito
a 15 minutos de fama”



Tendo como verdadeiro nome Andrew Warhola, o pintor e cineasta conhecido como Andy Warhol, nasceu nos Estados Unidos da América, devido ao facto de o seu pai ter para lá emigrado, vindo da Checoslováquia procurando evitar ser recrutado pelo exército austro-húngaro, no fim da Primeira Guerra Mundial.


Socorrendo-se das poupanças da família, teve a oportunidade de frequentar o Instituto de Tecnologia Carnegie, actual Carnegie Melon University, sendo um habitual criador de problemas, dado que não aceitava as regras lá estabelecidas, sobretudo nas aulas artísticas.
Quando acabou a sua agitada licenciatura, que lhe valeu uma menção honrosa na disciplina de desenho, mudou-se para Nova Iorque, procurando emprego como artista comercial.


Os seus primeiros trabalhos para a revista Glamour – sapatos – ficaram marcados por uma forte sugestão sexual, tendo sido obrigado a refazê-los.
Mais tarde, trabalhou para revistas como a Vogue, desenhando anúncios e realizando também capas de livros.


As suas conhecidas latas de sopa Campbell’s – a sua primeira obra em série – foi realizada em 1961, utilizando posteriormente as garrafas de Coca-Cola e as notas de dólar para continuar a industrialização da sua arte, utilizando métodos de produção em massa.
De seguida, começou a usar também pessoas conhecidas para lhe servirem de objecto de “arte para massas”. Neste contexto de Pop Art, a personalidade mais conhecida é Marilyn Monroe, sendo também facilmente reconhecidas as figurações de Che Guevara ou Elvis Presley.


Só em 1963 começou a sua carreira de cineasta, partindo de filmes experimentais – como Sleep, oito horas seguidas de um homem a dormir – até chegar a filmes como Chelsea Girls (1966), primeiro filme underground a ser transmitido numa sala de cinema comercial.
Também interessado pela música, foi produtor dos Velvet Underground, tendo contribuído para o seu lançamento enquanto músicos e efectuado com eles várias parcerias, aliando os seus filmes à música da banda.



A sua frase sobre os 15 minutos de fama só viria a revelar a sua verdadeira dimensão mais tarde, ao tornarem-se a cultura e a arte conceitos massificados.
Andy Warhol acabou por morrer após o que parecia ter sido uma bem sucedida operação à vesícula, deixando à posterioridade a sua marcada e marcante irreverência.



Datas (+/-) importantes:

-Andy Warhol nasceu a 6 de Agosto de 1928 em Pittsburgh e morreu em Nova Iorque a 22 de Fevereiro de 1987
-foi por volta de 1952 que retirou o “A” do seu último nome
-também na mesma altura passou a utilizar uma peruca branca, contrastando com o tom escuro do seu cabelo natural
-Em 1968 foi quase mortalmente alvejado

1 comentário:

Pablo Chicasso disse...

Sim senhor. Com a quaidade a que já nos habituaste. Gostei especialmente de saber que ele tinha estado ligado aos Velvet Underground. Conhecia vagamente a banda mas não sabia do seu produtor.