>Projecto do arquitecto Filipe Oliveira será concretizado ao fim de 10 anos de espera
>Obra de 600 mil euros converte parte da rua em área pedonal com pavimento decorado por Ângelo de Sousa
"Volvida uma década de promessas e adiamentos, 2008 será o ano do arranque da reabilitação das ruas de Miguel Bombarda e da Boa Nova, no Porto. A artéria dos galeristas - um movimento que tem-se consolidado ao longo dos últimos anos com a abertura de novas galerias e do Centro Cultural de Miguel Bombarda - receberá finalmente a obra que, em parte do seu traçado, destronará os automóveis. O projecto do arquitecto Filipe Oliveira Dias oferece esse espaço aos peões.
Assim, entre as ruas de Adolfo Casais Monteiro e D. Manuel II, Miguel Bombarda será pedonal, garantindo-se, porém, o acesso dos veículos dos moradores com garagem, para cargas e descargas e prioritários. A Rua da Boa Nova continuará aberta ao trânsito, como hoje sucede. A Empresa Municipal de Gestão de Obras Públicas lançou, anteontem, o concurso público para a requalificação daquela artéria.
A intervenção tem sido marcada por sucessivos adiamentos, figurando em quase todos os orçamentos municipais, aprovados durante os dois mandatos de Rui Rio na Câmara portuense. Para este ano, foram inscritos 476 mil euros no orçamento. À data da aprovação no Executivo, o presidente da Autarquia chegou a admitir a necessidade de baixar o preço do projecto para torná-lo exequível em 2008. Mas o desenho mantém-se fiel ao original e, agora, a empresa municipal está disponível para investir uma verba superior a 600 mil euros. É, pelo menos, o preço base do concurso aberto anteontem.
Tudo indica que os trabalhos possam avançar no segundo semestre deste ano e prolongar-se-ão por seis meses (180 dias). Os interessados terão de apresentar propostas até 26 de Maio.
A mudança da face de Miguel Bombarda, afastando o trânsito caótico e o estacionamento ilegal e adequando-se à realidade comercial inovadora, é ambicionada há muitos anos. Em resposta ao desafio de Fernando Santos (o primeiro galerista a instalar-se na rua em 1996), a primeira maqueta do desenho de Filipe Oliveira Dias foi apresentada à cidade ainda em 1998. Então, o Município era gerido pelo socialista Fernando Gomes. Em 2000, o projecto foi oferecido pelas galerias à Câmara, na esperança que a empreitada integrasse o programa de reabilitação urbana da Capital Europeia da Cultura. A expectativa saiu gorada."
Carla Sofia de Luz
in JN
20/04/2008
3 comentários:
já merecia!!
clap clap clap
:D
Ah, não sabia deste projecto de reabilitação, não fazia mesmo ideia. Mas parece-me bem, acho que, de facto, merece.
Sobretudo depois de tanta espera!
Vamos lá a ver se é desta!
Mas claro que quando são feitas coisas boas no Porto, ninguém se lembra de culpar o Rio.
(Note-se que não quero - nem vou - iniciar uma discussão sobre política, é um dos temas que eu não discuto, apenas acho que se responsabilizamos os nossos dirigentes pelo que fazem de mal - como tem que ser -, também os devemos felicitar por aquilo que fazem de bom, como é o caso.)
Ola pessoal!
Realmente soube á muito pouco que o projecto finalmente iria andar para a frente!
Pois relativamente ao projecto em si, já o conhecia há muito tempo!
Obrigado por relembrarem!
Beijinhos, abraços e muitos palhaços!
Enviar um comentário