02 maio 2008

FAUP - A Faculdade de Siza







4 comentários:

Voltaire disse...

deixo-vos um documentário acerca da faup que nos deixa perceber melhor o edificio e a sua relação com a envolvente, o conceito por detrás deste, e o porquê de certas soluções (deveria haver algo assim para cada edificio construido, era bom, não era? pois, também eu queria!! lol)

mas... como é verdadeiramente experiênciar e percepcionar estes espaços que vemos simulada pelos pontos de vista das câmaras de quem filmou o documentário? Como é utilizá-los todos os dias? como só lá estive uma vez e por muito pouco tempo não pude tirar grandes conclusões, no entanto houve algo me deixou impressionado e que se prende com o grande isolamento da faup em relação ao resto da cidade e ao qual também este doc faz uma pequena referência, e, consequentemente à falta de contacto com outros edificios, talvez tenha notado isso tão fortemente devido à esap ser tão diferente, muito mais exteriorizada, contribuindo para isso a sua localização e divisão, talvez já esteja eu mal habituado (ou bem lol) talvez porque tivesse um outro conceito de faculdade para comparar, mas que realmente impressionou...

(ah! mas gostei da biblioteca! e de descer a rampa que lhe dá acesso também!! :D lol)

OGC disse...

ai ai...

Anónimo disse...

o nosso, vá, mais meu, lol, Paulinho la anda...que vista que aquilo tem...não é? Fantastica. Até se trabalha la bem

Anónimo disse...

ok. estou a uma semana de ter de entregar um trabalho de antropologia e não me apetece nada trabalhar. por isso vim finalmente ver o documentario (se eu tiver má nota a culpa é vossa). O que posso dizer pela minha experiência é k sim estamos mt isolados e isso e bastante deprimente pk viver apenas arquitectura é mt pouco variado (todos os arquitectos desse tempo têm saudades dos tempos da ESBAP). Mas como o filme vem dizer isto só é resultado do péssimo planeamento de grande escala de que o território portugues tem sido e continua ser vítima indefesa. Ou melhor, às vezes até há planeamento, não é é cumprido. quero ressalvar que nada disto tem a ver com o projecto de Siza. A parte isto, queria dizer que a variedade de soluções e a perspectiva didáctica com que foi feito o projecto é realmente espectacular. O melhor "livro" de arquitectura que poderíamos ter são os próprios edifícios da faculdade.
Mais informo que quem viu este documentário, acabou de assistir, de graça, ao condensado de 1 ano de doutrina de Projecto I.

Abraços e Beijinhos. Vou ver se vou mas é trabalhar.