27 agosto 2008

Douro Filme Festival 08



«O DOURO FILME FESTIVAL, organizado pela BubasFilm, é o único festival de Cinema Super8mm em Portugal. Isto, só por si só, e em cumprimento de um dos objectivos do Festival, coloca o Porto no circuito internacional de festivais de cinema super8mm, a mesma cidade que foi uma das primeiras, no mundo, a fazer cinema. Outro dos objectivos é o de estimular a criação de filmes em super8mm e o de promover o contacto e a partilha de experiências e conhecimentos entre criadores dos mais diversos países. Neste sentido o espíritio do 2º Douro Filme Festival é o de registar em filme os diferentes olhares daqueles que, sendo estrangeiros, de outras culturas, visitam ou habitam o Porto.

Assim, a organização convidou 8 pessoas provenientes de 7 diferentes países para filmarem o Porto: um mexicano, uma brasileira, uma angolana, uma espanhola do País Basco, um italiano, um alemão e duas polacas. Curiosamente, nenhum deles tinha ainda filmado em super8mm, nem mesmo em vídeo. Cada um realizou um filme. São registos autênticos, livres, sem qualquer tipo de formação prévia, sem restrições estéticas nem as interferências do estilo.

O dia 17 de Agosto foi o dia das rodagens dos 7 filmes que irão a concurso dia 31 de Agosto, no Chã das Eiras. Munidos de uma das duas câmaras disponíveis, Canon 814 ou Beaulieu 4008ZMII, e de uma bobine super8mm Kodak TRI-X p/b, cada um filmou o "seu Porto".»



O programa para este 2º DOURO FILME FESTIVAL apresentar-se-á em três momentos:

- 28/08 - 18h - Conferência de Imprensa;
- 30/08 - 18h - Apresentação do Catálogo do Festival, seguida da projecção de filmes Super8mm, incluindo premiados do 1º DOURO FILME FESTIVAL, acompanhada pelo músico portuense, Pedro Moura, à Guitarra Portuguesa;

- 31/08 - 19h - Jantar à Moda do Porto; 22h – Projecção; 23h – Cerimónia de Encerramento com entrega de prémios

Todos os eventos decorrerão na Rua Chã, nº 127

2 comentários:

OGC disse...

Vá, eu não sei onde isso fica, mas se quiseres combinar... não temos nada para esse dia, podiamos assistir às projecções. :)

Voltaire disse...

às projecções??

eu queria era o jantar!! xD