25 agosto 2008

Igreja da Santíssima Trindade - Fátima
De Alenxandros Tombazis


Pois é verdade, há uns dias fui a Fátima. Estava cheio de curiosidade acerca da nova igreja.
E devo dizer que gostei bastante. Embora grandioso, não tem ar de edifício religioso, e embora imponente, "fica mesmo bem ali".

Foto! Foto!
































































A planta é basicamente um círculo, intersectado por duas "paredes" (nas duas últimas fotos: na primeira a parte da entrada, virada para a praça; na segunda as traseiras) que se destacam no volume cilíndrico, saindo dos seus limites e remetendo(-me, vá) para os "braços" que recebem os crentes, como se sugere no antigo santuário, à imagem da praça de S. Pedro no Vaticano, porque é por aí que, instintivamente, se entra no espaço. Aí existe a grandiosa porta (só para os dias especiais), ladeada de painéis de vidro com passagens da Bíblia em diversas linguas e, por cima, a "Bíblia Ilustrada", como eu lhe chamo, em "pequenos" quadros. As entradas "comuns" são os recortes laterais.

Arranjei uma foto da maquete, onde o espaço se percebe melhor:


























Não deixo fotos do interior, porque não achei tão interessante, mas toda a igreja tem pormenores que eu não esperava ver em Fátima, nomeadamente uma representação tão... "pouco realista", não sei como chamar-lhe para expressar o que quero dizer, de Cristo na cruz:




























Portanto, e resumindo, acho que independentemente das questões religiosas a ela ligadas, esta igreja merece ser visitada.


Já agora, fica o link da Tombazis and Associates Architects, fundada em 1963. Dei uma espreitadela, têm umas coisas engraçadas.

3 comentários:

OGC disse...

Se ficaram com curiosidade, vão lá, porque eu não cedo mais fotos! AHAHAH!!! Tou a brincar, tenho mais um batalhão delas, é só dizer.
Mas lá é mais giro, como é óbvio. =P

Voltaire disse...

uma obra bastante interessante, gostei particularmente daqueles dois planos intersectantes, got to see (and feel) that at ive! :P

Grão de areia disse...

Já acolitei lá ^^ aquilo é mesmo grandioso...