"O Plano Director Municipal de Gaia sugere que, no futuro, o rio Douro passe a ter 12 pontes entre Porto, Gaia e Gondomar . A proposta, que será submetida a debate público em breve, prevê a construção de seis travessias.
A reconversão da Ponte de Maria Pia em travessia pedonal também é contemplada no documento. Das seis novas pontes, três ligarão Gaia a Gondomar e as restantes aproximarão Gaia do Porto. Só uma será para peões. A nova ligação pedonal entre as ribeiras portuense e gaiense surge traçada no PDM com três localizações possíveis. Em cima da mesa, está a hipótese de recuperar um dos dois projectos do engenheiro Adão da Fonseca: a travessia em aço paralela ao tabuleiro inferior da Ponte de Luís I ou a ligação suspensa com 350 metros de comprimento entre a Avenida de Diogo Leite e a Praça da Ribeira, no Porto. A terceira possibilidade é a ligação entre o Largo da Cruz, em Gaia, à Alfândega do Porto.
A proposta, cuja elaboração foi coordenada pela arquitecta Manuela Juncal, aponta, ainda, para a execução da Ponte do Gólgota, desenhada por Adão da Fonseca e Álvaro Siza e que servirá a segunda linha do metro de Gaia (entre Campo Alegre, no Porto, e Laborim, em Gaia, embora esteja a ser estudada a extensão ao Hospital de Santos Silva), e uma travessia rodoviária à cota baixa ao lado da Ponte do Infante.
A Ponte do Gólgota terá, além do canal do metro, espaço para os automóveis e para os peões. A travessia à cota baixa funcionaria como "desdobramento do tabuleiro inferior da Ponte de Luís I" que passaria a ter só um sentido de circulação. Essa ligação sobre o rio Douro entre a Avenida Gustavo Eiffel (Porto) e a zona ribeirinha de Gaia surgiria a montante da Ponte do Infante.
Entre Gaia e Gondomar, o PDM subscreve a futura ponte da Circular Regional Externa do Porto (A41/IC24), que ficará a montante da Barragem de Crestuma e de Lever. Mas a Câmara de Gaia entende que este anel dificilmente será alternativa à VCI por ter portagens e ser "demasiado periférico". Razão para propor uma circular intermédia, ligando a A32 (IC2) à A43 (IC29) através de uma nova ponte na Foz do Sousa. Ambas as pontes são para trânsito rodoviário de alta capacidade.
A terceira travessia não está desenhada nos mapas do PDM, porém resultará da criação da terceira linha do metro em Gaia. O traçado "indicativo" Poente/Nascente cruzaria a Linha do Norte da CP, a futura segunda linha do metro entre o Campo Alegre e Laborim e a Linha Amarela (na estação de D. João II). As viaturas serviriam Canidelo, Oliveira do Douro e Avintes, rumando a Valbom, em Gondomar.
Vaporetos
O plano recupera, ainda, os vaporetos no rio Douro. Em 2004, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) chegou a lançar um concurso para criar um serviço de transporte fluvial entre os cais da Cruz, em Gaia, e dos Banhos e das Padeiras, no Porto. A lancha teria capacidade para 30 passageiros e a frequência das 7.30 às 23.30 horas variava entre os 10 e os 30 minutos. O estudo de viabilidade apontava para uma procura de 1500 utentes por dia.
O projecto, que acabou por não avançar devido à divergência da Câmara do Porto, é ressuscitado neste documento. O percurso total teria 10 cais. Num primeiro momento, defende-se a criação do percurso experimental idealizado pela STCP, através de uma parceria público-privada. Em fase posterior, seria largado para incluir os cais do Cavaco, Massarelos, Ponte de Luís I , Freixo e Avintes. Hoje já existe a ligação entre a Afurada (Gaia) e Lordelo (Porto). Cada cais deverá ter um interface com outros meios de transporte e locais de estadia confortáveis. É realçada, porém, a necessidade de uma "avaliação técnica e financeira" do projecto."
O plano recupera, ainda, os vaporetos no rio Douro. Em 2004, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) chegou a lançar um concurso para criar um serviço de transporte fluvial entre os cais da Cruz, em Gaia, e dos Banhos e das Padeiras, no Porto. A lancha teria capacidade para 30 passageiros e a frequência das 7.30 às 23.30 horas variava entre os 10 e os 30 minutos. O estudo de viabilidade apontava para uma procura de 1500 utentes por dia.
O projecto, que acabou por não avançar devido à divergência da Câmara do Porto, é ressuscitado neste documento. O percurso total teria 10 cais. Num primeiro momento, defende-se a criação do percurso experimental idealizado pela STCP, através de uma parceria público-privada. Em fase posterior, seria largado para incluir os cais do Cavaco, Massarelos, Ponte de Luís I , Freixo e Avintes. Hoje já existe a ligação entre a Afurada (Gaia) e Lordelo (Porto). Cada cais deverá ter um interface com outros meios de transporte e locais de estadia confortáveis. É realçada, porém, a necessidade de uma "avaliação técnica e financeira" do projecto."
in JN
Carla Sofia Luz
17/11/2008
2 comentários:
Obrigado pelo post, achei muito interessante. :)
["The Vaporetto sensation" no Porto? xD]
Ainda não sei o que acho. Tenho de reflectir um bocado mais sobre o assunto... não deixo de pensar se não começam a ser pontes a mais...
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