13 abril 2009


...and the Pritzker Prize 2009 goes to...


PETER ZUMTHOR!




"Depois de dois anos seguidos a distinguir «estrelas» da arquitectura - Richard Rogers, em 2007, e Jean Nouvel, no ano passado -, o júri do Pritzker 2009 reservou para um ex-marceneiro, que vive numa vila nos Alpes suíços, o prémio máximo da área.

Peter Zumthor, de 65 anos, foi distinguido com este prestigiado prémio, que equivale a um Nobel da Arquitectura, na sua 31ª edição.

O prémio, de 100 mil dólares e uma medalha de bronze, será atribuído numa cerimónia que vai acontecer pela primeira vez em Buenos Aires, a 29 de Maio. O anúncio do prémio foi feito no domingo.

Na nota oficial da fundação Hyatt, que organiza o Pritzker, Zumthor é considerado um profissional «excepcionalmente determinado», que «combina clareza e rigor através de uma verdadeira dimensão poética».

«Numa sociedade que celebra o não essencial, a arquitectura pode colocar-se como resistência», destaca o arquitecto no comunicado oficial, que reproduz ideias defendidas por ele no livro «Pensar a Arquitectura»

O júri do prémio frisou alguns projectos-chave de Zumthor, em especial as termas na cidade suíça de Vals, «a sua obra-prima», mas também o Museu de Arte Kolumba em Colónia (Alemanha), um projecto de linhas contemporâneas, que se relaciona com «camadas de história». "


in Diário Digital
13/04/2009
mais info:

2 comentários:

Voltaire disse...

falta dizer na noiticia que o juri destacou ainda a Capela de St. Nikolaus von der Flüe!!! :D

btw, prémio inteiramente merecido, mas como já disse não surpreende muito a sua atribuição, não só pelo mérito já referido mas também por andar a ser bastante "badalado" ultimamente, particularmente em Portugal.

paravéns ao home! :D

(e ó chico tb já agra! xD)

OGC disse...

(lol)

Ainda bem que puseste tu o post, porque a minha net anda um bocado maluca ultimamente!
Anyway, go Zumthor! Go Zumthor! :D
Fiquei mesmo contente, independetemente de ele estar 'na moda' ou não, ele é efectivamente um grande arquitecto!

Temos de pedir à Rachel um comentário sobre Vals! Lembra!
(A Rachel - que não consta dos bloggers do APTP, mas por acaso devia - foi às termas de Vals! :D)