25 abril 2009


Catedral de Odintsovo, Rússia 2008











4 comentários:

Voltaire disse...

(friso k isto foi construído nos nossos dias e...esta linguagem arquitectónica na rússia...plos vistos...não é excepção...é regra)

OGC disse...

Primeiro não percebi porque raios estavas a postar isto.
Depois li '2008'.
Aí pensei 'Ah...' :P

Pois, realmente é bastante estranho. Mas acho que devias pôr cá o resto da história que me estiveste a explicar, para contextualizar e puxar mais pelos comentários, que são de facto merecidos!

Voltaire disse...

tudo isto vem da discussão lançada no forum "arquitectura.pt" pela arq. russa autora do baptistério desta catedral acerca das igrejas portuguesas serem:

"desenhadas num estilo simplista, de linhas direitas, quadrangulares e denotando um acentuado visual mais parecido como um grande armazém ou caixote em betão"

"Entrando no seu interior, vê-se um espaço amplo mas sombrio, sem cor, sem imaginação e muitas vezes nem sequer pintado, só reboco, e nem sequer o uso de tão belas pedras e mármores (...) só paredes e sem quaisquer conteúdos (...)...Que horror!!! E há quem goste disso e até lhe chame arte!"


ela acaba por questionar se a causa para tal linguagem se deveria a Portugal estar pobre, a não haver fundos para embelezar as igrejas e catedrais, como exemplo da arq que defende coloca esta catedral


podem acompanhar a discussão toda aqui:

http://www.arquitectura.pt/forum/f11/moscovo-russia-cave-de-templo-religioso-baptist-rio-zinaida-batrakova-10482.html

Zinaida Batrakova disse...

Pois, eu sou a arquitecta russa Zinaida Batrakova que projectou o baptisterio!
Sem querer encontrei o vosso blog...queria dizer mais alguma coisa: de facto quanto a religiao nos somos mesmos "ortodoxos" e quanto a arquitectura religiosa tambem!!!
Nos os Russos nao gostamos de igrejas despidas de conteudo, e quando se constroi uma nova igreja gostamos de dar tudo o que pudermos para a sua edficacao.
A igreja Russa nao tem muito dinheiro mas muito poder, mas ha sempre algum mecenas ou magnata muito rico que se for preciso paga a totalidade dos custos de construcao de um novo templo. E templos religiosos na Russia constroem-se como cogomelos.
Se reparar este baptisterio mantem um estilo classico mas mais modernista, com muita luz embora sendo uma cave, mas nos arquitectos Russos nao nos podemos desviar muito do "estilo ortodoxo" porque senao os projectos podem nao ser aprovados e quem paga exige estilo classico e nos temos que, conforme os Portugueses dizem "albardar o burro conforme o dono deseja". Zina