21 maio 2009


O Novo Terreiro do Paço de Lisboa - João Rodeia - 2009


Os carros vão «desaparecer» do Terreiro do Paço. O novo projecto de requalificação vai reduzir a circulação automóvel que actualmente é de 40 por cento, mas vai passar a ser de 11 por cento, segundo o projecto apresentado esta sexta-feira pelo arquitecto responsável.
.
«Quarenta por cento da área da praça é destinada à circulação automóvel. O objectivo é reduzir drasticamente esta opção», assumiu, à agência Lusa, o arquitecto Bruno Soares, referindo que o tráfego não deverá tomar mais do que 11 por cento do espaço.
.
Esta concepção de mobilidade no Terreiro do Paço vai ao encontro do plano elaborado pela autarquia lisboeta e que foi recentemente submetido a discussão pública.
.
A placa central do Terreiro do Paço será alargada, as vias laterais serão interditas ao trânsito, os passeios junto às arcadas alargados e o pavimento assumirá um tom amarelado.
.
O trânsito frente ao rio far-se-á apenas com uma faixa de rodagem e na rua paralela ao arco da Rua Augusta será reservado a transportes públicos, mantendo-se as paragens de eléctrico existentes.
.
in diário.iol.pt
+ info:


6 comentários:

Voltaire disse...

o aspecto actual para compararem:

http://images.google.pt/images?q=pra%C3%A7a+do+com%C3%A9rcio&hl=pt-PT&um=1&sa=2


e um post num forúm com noticias contendo opiniões de diversos arq. (a saber: João Rodeia, Manuel Graça Dias, Walter Rossa, entre outros)

http://www.cmportugal.com/index.php?s=&showtopic=115694&view=findpost&p=5017002

OGC disse...

(a imagem de baixo não amplia ao clicar!)

É assim, eu não li mais nada, só vi estas imagens e ouvi uma ou outra informação na televisão (Câmara Clara, acho).
Parece-me tudo muito bem, essa questão de diminuir o trânsito automóvel e tudo o mais. Mas a minha opinião é muito simples: eu já acho aquela praça actualmente demasiado vazia e desconfortável. O "desenho" proposto até me parece interessante (não percebi muito bem o que é aquela construção ao centro "em baixo", que se vê na última foto, mas...), mas tenho as minhas dúvidas. Quando estiver concluída havemos de lá ir para tirar isso a limpo.

Voltaire disse...

construção ao centro em baixo? xD

a perspectiva é de cima do arco do triunfo da rua augusta, akele de entrada na praça, o k vês como "construção em baixo ao centro" não está ao plano da rua, mas sim em 1º plano, é o topo do arco!! xD

Voltaire disse...

btw, quanto ao projecto, n deixo de olhar para o padrão do chão da placa central e pensar num duma camisola, já o dos passeios laterais por não serem tão "regulares" parecem ter mais interesse,

sublinho até a critica do arq. ribeiro telles:

"O arranjo da praça deve ser o mais simples possível, porque ela já tem força e majestade por si própria". "Acho-o (pavimento da placa central) um bocadinho folclórico".


d kalker forma, o proj teve fortes criticas por n ter ido a concurso público sendo portanto uma encomenda e por já ter sido feito um proj axo k em 1993 dos arq. José Adrião e Pedro Pacheco k ganhou concurso e até chegou a ser pago pela camara e k "permanece actual" n s sabe é pk nunca foi executado

Voltaire disse...

VIDEO


http://aeiou.expresso.pt/como-vai-ser-o-terreiro-do-paco=f513370

;p

OGC disse...

Ah, pois é! É o arco! xD
Que estupidez! É que a foto não amplia, e assim pequenino, naquele ângulo...