24 agosto 2009

Nude Visions

Há uns tempos, bem largos, a Carolina fez um post sobre pin ups e aproveitou para interrogar "os limites entre arte, sensualidade e pornografia." É com esta expressão que o Fugas (suplemento do Público) de 22 de Agosto caracteriza os objectivos da exposição "Nude Visions - 150 anos de imagens de corpos nus na fotografia", patente no Munchener Stadtmuseum. Para além disso, será também, pelo que li, uma história da representação do nu arte e publicidade e também do próprio corpo como matéria na arte.

Ficam aqui dois sites que tem algumas das fotos na exposição. Vale a pena ler o texto do primeiro.

http://www.designboom.com/weblog/cat/10/view/6497/nude-visions-150-years-of-body-images-in-photography.html

http://entretenimento.uol.com.br/album/bbc/nu_artistico_alemanha_album.jhtm#fotoNav=7




3 comentários:

OGC disse...

Eu não pensei muito sobre o assunto, mas assim de repente ocorre-me que no momento em que o nu é escolhido como tema/objecto a sociedade nunca reage bem. Digo isso porque mesmo hoje em dia, numa sociedade teoricamente mais "liberal" e assumidamente mais superficial e consumista, o tratamento do nu continua a não ser abertamente aceite. Acho que o que altera essa situação é o distanciamento. É o facto de muitas vezes, neste caso, as fotografias, serem já de há muitos anos que nos permite vê-las como "obra de arte". Talvez porque não estão tão ligadas a nós. Ou seja, é-nos (enquanto sociedade) mais fácil aceitar o nu de outras épocas, ainda que, a essa escala e nesse tempo, tenham sido tão escandalosas e controversas como outras que, à força de serem actuais, oferecem mais resistência à prateleira da arte.
Não sei se me fiz entender! xD

*

OGC disse...

A título de exemplo, acho que ninguém ficou ofendido contigo por teres cá posto a Marilyn, mas se tivesses posto uma capa recente da playboy...

Pablo Chicasso disse...

sim, fizeste-te entender de forma clara.