28 setembro 2009


Boticas: Projecto do Centro de Artes Nadir Afonso recebe prémio internacional de arquitectura

O projecto do Centro de Artes Nadir Afonso, a construir em Boticas e da autoria da arquitecta norte-americana Louise Braverman, foi distinguido no "Internacional Architecture Awards 2009, revelou fonte da autarquia à Lusa.

Atribuído nos Estados Unidos e considerados como um dos mais importantes prémios de arquitectura a nível mundial, os "Internacional Architecture Awards 2009" distinguiram 97 projectos de todo o mundo, entre mais de mil apresentados.
Segundo revelou uma fonte à Lusa, o Centro de Artes Nadir Afonso foi reconhecido pelo júri pela abordagem que reflecte a ideia de "uma arquitectura aberta como uma plataforma para as pessoas, com um grande sentido de lugar e uma profunda sensibilidade nos materiais utilizados". O projecto foi elaborado pelo gabinete de arquitectura "Louise Braverman, Architect, P.C.", com sede em Nova Iorque, e pelo gabinete de arquitectura "PPA Arquitectos", com sede em Rio de Mouro.

A autarquia de Boticas prevê que a construção do centro, que vai homenagear o pintor e arquitecto, arranque no início do próximo ano, com um custo previsto de 2,5 milhões de euros e uma comparticipação de 70 por cento do Programa Comunitário FEDER. Nadir Afonso nasceu em Chaves em 1920, diplomou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto e em 1965 abandonou definitivamente a arquitectura para se dedicar exclusivamente à criação da sua obra.

O espaço vai ter 80 obras do pintor flaviense em permanente exposição e pretende ligar o nome do artista ao concelho onde nasceu a sua mãe. O centro contemplará um amplo salão de exposições, arquivo e escritório, foyer, dois auditórios (interior e exterior), além de uma loja e um espaço expositivo subterrâneo com cobertura ajardinada. Os espaços de exposição subterrâneos proporcionarão boas condições de iluminação e conservação dos objectos artísticos.

Implantado num terreno desnivelado, o Centro de Artes Nadir Afonso contemplará um misto de paisagem e arquitectura num edifício sustentável criado fundamentalmente a pensar no futuro. Um grande painel em azulejo, concebido pelo próprio Nadir Afonso será colocado no exterior do edifício, enquanto o pavimento será em calçada portuguesa, com um padrão geométrico inspirado numa obra do pintor. Os prémios são atribuído pelo "The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Urban Studies", em parceria com o "The European Centre for Architecture and Urban Studies".

in Diário Digital
15/09/2009





Sem comentários: