20 outubro 2009

Campus de Justiça do Porto concluído em 2012

O Campus de Justiça do Porto, cuja primeira pedra foi lançada hoje pelo ministro Alberto Costa, estará pronto no primeiro trimestre de 2012, de acordo com a previsão oficial.(...)

A Justiça na comarca do Porto reparte-se actualmente por prédios concebidos para habitação e escritórios, degradados ou pouco funcionais.(...)

O campus ficará situado na Quinta de Santo António, num terreno com cerca de cinco hectares, entre as ruas do Melo e Barão Forrester. Os oito edifícios do complexo concentrarão todos os tribunais de primeira instância da cidade e outros serviços do Ministério da Justiça, mas não os tribunais superiores, que ficam no Palácio da Justiça, na zona da Cordoaria.

Para o novo campus do Porto transitarão os tribunais cíveis, criminais, de Família e Menores, Administrativo e Fiscal, de Trabalho, o Departamento de Investigação e Acção Penal, as Conservatórias do Registo Civil, Predial, Comercial e de Automóvel e o Instituto de Medicina Legal, além de um arquivo central e serviços comuns.

O complexo, que terá acesso à estação de metro da Lapa, contará ainda com uma esquadra da PSP. Na apresentação da obra, o arquitecto Miguel Saraiva disse que o projecto completa a preservação da Casa da Quinta de Santo António, património municipal, e do contíguo jardim oitocentista. A ribeira que atravessa a quinta será requalificada, a zona será dotada com um complexo comercial e o espaço público será decorado com três esculturas.

Agência Lusa
31.08.2009













1 comentário:

Voltaire disse...

(o video começa por falar no de lisboa, comecem a ver lá pró minuto 2:00 ;p)

quanto ao empreendimento, isto é em grande, é aqui perto (quase em frente ao carolina michaëlis) e eu não fazia ideia, ando a leste... :O

pode ser que traga algum dinamismo àkela zona e torne o local bem mais interessante...é que ninguém pára por ali, no entanto o tamanho dos volumes é k ainda n me convenceu, nakela malha urbana tão diferente.. o impacto visual...julgo k eles vao "comer" a vizinhança toda, n sei..

(axo k o campus ficava bem bem era no terreno do projecto da nossa rakel akele terreno na avenida de frança...digo eu :p)