20 fevereiro 2010

Fui ver...



...a apresentação de Torsten Posselt na mome, que tem vários projectos bastante curiosos na área da Media.
Mas este era sem dúvida o mais interessante:

http://www.localdistance.org/index.php

A ideia veio quando ele estava a fazer um site para um fotógrafo de arquitectura...
Adorou as fotografias, as linhas convergentes no ponto de fuga e apercebeu-se do quanto um edifício numa fotografia é influenciado pela câmara em si. Uma espécie de reinterpretação, as leis da óptica vão sempre deturpar a nossa noção do edifício em si.
Resolveu então criar um programa (no âmbito de uma disciplina na faculdade entitulada "reinventar a fotografia") que pudesse ler e seccionar todas as partes de uma fotografia e guardá-las em pastas com referência ao ponto de fuga. Deste modo poderia usar um conjunto de fotografias de um só edifício, que o programa colocava no ecrã com todas as peças (reorganizava as imagens) em relação ao ponto de fuga. A partir daqui podem trabalhar no photoshop para apagar o que não querem ou mover para trás ou para a frente determinadas imagens.
O resultado é acima de tudo esteticamente interessante. Quase como um novo espaço abstracto, criado a partir de um outro.
Tambem foram feitas experiências no sentido de criar uma versão verdadeiramente 3d desta imagem. No entanto, o autor está nitidamente "à luta" com a utilidade desta ferramenta... Sim, produz resultados interessantes (não me importava nada de ter um poster lá em casa..) e se ele assumisse como finalidade a peça de arte/design, não haveria qualquer inconveniente. Mas ele quer que seja útil de alguma maneira... chegou a perguntar a um arquitecto se ele poderia usar como nova forma de esquissar uma ideia, mas a resposta foi negativa. Talvez inspiração?

Não sei, dir-me-ão vocês.

2 comentários:

OGC disse...

É realmente interessante, a forma como o programa funciona e os efeitos visuais/perspécticos que permite. Mas realmente, quanto à sua 'utilidade'... Também tenho algumas dúvidas. Acho uma invenção fixe, mas mais de um ponto de vista lúdico do que propriamente funcional. (ainda assim, se ele conseguir arranjar-lhe uma utilidade o programa sai, obviamente, valorizado! Desejo-lhe boa sorte, gostava de ver. (não estou a ser irónico, lol, gostava mesmo!))

Pablo Chicasso disse...

pois bem... Para malta do tipo Zaha Hadid e assim acredito que possa vir a ter alguma utilidade, mas eu cá, por exemplo, sou mais Albertiano. Ele dizia que a perspectiva era o desenho do pintor e que o arquitecto só desenhava com ângulos rectos[projecções ortogonais]. Call me oldfashioned but that's ma way...