26 outubro 2010

"Uma casa"
23.Novembro.1999

Há uns tempos andei em arrumações e encontrei aquela que há-de ter sido (não posso jurar, mas quase) a primeira planta de arquitectura que alguma vez desenhei. E achei que devia partilhar.


Esta foto é quase daí, foi tirada na altura em que ia entrar para a primária, (tinha portanto 6 anos) e os meus pais decidiram fazer uma sessão de fotos para eu mostrar todo o orgulho na minha mochila (que era de facto mesmo fixe!) e na ida para escola. Uns quatro anitos depois, e já eu tinha a convicção, não sei porquê, de que era arquitectura aquilo que eu queria fazer quando fosse grande.
O aspecto desse pequeno mas convicto arquitecto era, então, mais ou menos este:




Aquela que terá sido a minha primeira incursão nesta coisa do "projecto", que intitulei na altura de "Uma casa", era, como não poderia deixar de ser, "uma casa" para a minha irmã!



Devo chamar a atenção para alguns aspectos desta genial planta:
Reparem que não tem escala nem Norte, mas tem legenda! Muito bem feita por sinal. Acho que vale a pena ampliar, é mesmo engraçada a percepção de uma criança destas coisas. A varanda, a roxo, é difícil de ver, está na sala, representada como uma janela, mas é uma varanda!
Todo o projecto, aliás, é bastante conceptual: 
Todas as dependências programáticas se organizariam em torno do espaço principal da casa: o quarto da minha irmã (note-se a proporção face aos outros quartos e entre todas as divisões da casa!); da entrada, cuja marcação é bastante clara, partiria um corredor que daria acesso às várias divisões, sendo todo o espaço "entre" programa ocupado com jardim, dando unidade à casa e tornando o quarto principal uma espécie de oásis para a cliente (que à data tinha 16 anos; imagino que passasse de facto muito tempo no quarto, daí a importância que lhe decidi dar).

Lembro-me perfeitamente de fazer este desenho. Em papel quadriculado e com canetas de gel da Uniball, pois claro. Não me lembro da reacção da minha irmã (ela não me pediu especificamente que lhe fizesse isto, ela disse - como toda a gente a vida toda! - "vais ter que me fazer uma casa!". E eu fiz-lhe a surpresa. Já na altura era um querido!) mas hoje quando lhe pedi autorização para publicar o projecto ela achou o máximo, já não se lembrava.


5 comentários:

Carolina Búzio disse...

Ooooh, coisa mais fofa!
E casa tão... curiosa XD
É engraçada a liberdade que as crianças têm de encontrar uma lógica diferente e de não terem qualquer problema em assumi-la!
É pena irmos perdendo essa faculdade... já não consigo desenhar "só porque sim", um boneco qq numa história qq na minha cabeça, como fazia na primária...

Voltaire disse...

looool problemas com áreas impermeáveis são zero! gosto da preocupação com o espaço verde e com a ideia de percurso circundante ao espaço principal!! um pouco virada sobre si, mas muito melhor do que akelas cousas que por agora fazes! eheh ;p

pena eu não ter nada do género, pelo menos que me lembre...

Pablo Chicasso disse...

(por principio n comento o blogue durante o periodo de aulas. mas agr tou numá aula de teoria de 4º ano ptt vou comentar).

destaco apenas uma palavra do comentário da Carol: faculdade.

Raquel disse...

Foi com grande surpresa que olhei para esta folha... Foi interssante também a conversa que se seguiu na sexta-feira, na faculdade...É encantador como querias ser arquitecto, sendo que se calhar nem sequer conhecia a palavra...;) Gostei bastante, principalmente da varanda, ou melhor, do conceito de varanda;) Um caso a estudar.

OGC disse...

Se tiverem coisas vossas ponham cá também! Gostava de ver! :)