05 dezembro 2010

Ai que até dói!

Já reparam no novo logótipo da Sonae, certo??

É bastante... digamos... terrível. Mas para fundamentar esta minha opinião sem cair em questões de gosto (gostos discutem-se, as pessoas é que gostam de evitar essas discussões porque ninguém quer ouvir ninguém, mas continuando...) posso afirmar do alto dos meus 4 anos de estudo de design de comunicação que é acima de tudo muito pouco legível e inadequado a uma empresa com esta dimensão e estatuto.

E não sou daquelas que acha que o trabalho deve falar por si mesmo só e exclusivamente (depende sempre do contexto, claro, algo que é retirado do contexto para ser mostrado noutro lugar pode já não fazer sentido e precisar de uma explicação), aliás, o meu curso chama-se design de comunicação... logo, está implícito que não basta mostrar para convencer um cliente. Temos de explicar o conceito, explicar porque é que o "objecto" (neste caso logotipo) deve ser comprado e em que sentido é que representa a empresa. Creio que o ideal está num equilíbrio entre imagem e palavras... Creio que a imagem deve ter um conceito fácil de justificar com poucas palavras. Escrevo isto tudo porque me deparei com o vídeo de apresentação do novo logotipo da Sonae, e digamos que acho que se esforçaram demasiado. (adoro o tom épico! E se querem que vos diga, parece-me que gastaram mais tempo a fazer este vídeo de apresentação do que a pensar no design... enfim.)

Fica aqui o video para dizerem de vossa justiça:




Mas para uma review muito mais detalhada do logótipo em si (e muito boa, não fosse de um blog que se dedica a fazer reviews de logos!) aqui vai um link para saberem mais:

Brand New

3 comentários:

j. disse...

«círculos que se movem em pequenos gestos circulares!» hahaha!

http://blogs.lurdes.net/jorgedacosta/wp-content/uploads/2009/06/mix5.jpg

E cito o meu mestre:
«É impressão só minha ou o novo logótipo da SONAE é mesmo um tremendo barrete?
Aquilo não lembra nem a um caloiro da ESAD!
Eu não sei ao certo quanto é que a coisa custou ao senhor engenheiro, mas a confirmar-se o valor que me chegou aos ouvidos, este é, para já, o barrete do milénio!!!
Conhecem o conto do “Rei Vai Nu”, não conhecem? Pois é exactamente o que aqui se passa: o Rei vaidoso tem por nome Belmiro de Azevedo e o alfaite trapaceiro é um senhor chamado Carlos Coelho!»

OGC disse...

Devo dizer que acho uma certa piada ao tom épico! :P

Mas o logótipo, de facto... vá lá ver, eu já conhecia, até já tinha visto este vídeo, mas nunca me tinha realmente sentado a pensar sobre o assunto (como deves imaginar, lol). Mas é, não está particularmente bonito (ousaria até a dizer 'feio'), e a explicação é demasiado rebuscada; faz lembrar quando em arquitectura o pessoal tem projectos de caca e vai buscar as lógicas mais longínquas para justificar o que sabe que não está grande coisa.

Mas gosto do tom épico!, isso parece-me bem!! :D

Voltaire disse...

eu já tinha visto este post há uns tempos (não é politica da casa andar a ver o k voces agendam/rascunham nem nada disto, mas este estava algures perdido e cusquei eheh lol)

fica a ideia de que eles vão buscar a forma dos circulos aleatóriamente e depois de tudo feito tentam dar-lhe uma lógica forçada coisa que não conseguem disfarçar.
o tom épico, orlando, sempre que pegares num produto da sonae não vai surgir a voz do além a explicar, era giro, mas não xD
é como dizes, na arquitectura, se o utilizador não percebe a lógica rebuscada que foste buscar para a solução, não vais estar sempre tu lá a explica-la.
Mas aqui acaba por funcionar, apesar de tudo está lá o nome da empresa