30 março 2011

"Depressão Facebook"

Facebook pode causar depressão nos jovens









«
O Facebook pode originar uma nova forma de depressão em crianças e jovens, alerta a Academia Americana de Pediatria, que classifica até uma nova patologia associada às redes sociais: a "depressão Facebook".
Há aspectos do Facebook que podem tornar a rede social "agressiva" para crianças que já lidam com problemas de auto-estima, explica Gwenn OKeeffe, pediatra de Boston e principal autora das novas directrizes da American Academy of Pediatrics.

O registo de novos amigos, as actualizações de estado e as fotos felizes podem fazer com que algumas crianças e adolescentes se sintam mal por acharem que não estão à altura.
E não é por serem situações que não tenham correspondência na vida real ou na cantina da escola. Mas na "rede" tudo adquire uma dimensão diferente, que O"Keeffe classifica de "visão distorcida" do que acontece de facto.
No Facebook não há como ver as expressões faciais ou ler a linguagem corporal essenciais para perceber o contexto.
E se faltam ferramentas para entender o Mundo para lá do monitor onde tudo se passa, sobram razões para a depressão nas crianças mais vulneráveis, alertam os pediatras norte-americanos. "O Facebook é onde todos os adolescentes se encontram agora. É a loja da esquina", ilustra Gwenn O"Keefe. (...)
»

in jn.pt


7 comentários:

OGC disse...

Ok, eu não costumo defender o Facebook, mas vá lá: se calhar, sublinho, se calhar!, o problema das crianças com problemas de auto-estima... são os problemas de auto-estima! Não sei, digo eu, mas eu não tirei um curso sobre isso.

Depressão facebook...
"Gosto". xD

Marys' disse...

Relativamente ao Facebook sou um bocado radical e axo uma verdadeira parvoíce. Quer dizer, enquanto forma de difusão de informção acho muito eficaz. Agora, a partir do momento em que é uma forma oca de encher egos, acho um bocado ridiculo.
No outro dia vi este video e axo que traduz bem a minha opinião em relação a este assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=8UouP8cRYZ8

OGC disse...

Hmm... Ok, várias coisas.

Primeiro, devo dizer que tive imensa dificuldade em ver o vídeo até ao fim. Não suporto messias, não reconheço, a quem quer que seja, o direito e a autoridade de me dar lições de moral, e de tentar induzir-me numa forma de pensamento que é a sua, e não necessariamente a minha. Por esse motivo, logo à cabeça, acho este vídeo bastante escusado, e não percebo como alguém pôde perder tempo a fazê-lo. Ok, quiseste sair do facebook, saiste, tás feliz, óptimo para ti. O que raio tenho eu a ver com isso?
(sorry, Marys', eu sei que tou a soar agressivo, mas não é para ti, é para o pessoal que acha que as suas decisões são melhores que as de todos os outros e que portanto têm o dever divino de as iluminar.)

Posto isso, eu também não tenho facebook. Concordo com algumas coisas que são ditas neste vídeo. Acho simplesmente que o vídeo não devia existir. Não tenho absolutamente nada contra o facebook, nem contra quem tem facebook. Aliás, pus esta notícia aqui, porque acho ridículo que se aja como se ele fosse o causador de todos os males do mundo (que não é o caso deste estudo, que na notícia depois valoriza alguns aspectos das redes sociais). O facebook é o facebook. Há quem tenha e há quem não tenha. Logo que não me queiram forçar a ter, para mim funciona bem desta forma.
Agora responsabilizar as redes sociais por situações patológicas parece-me ser demitir as pessoas das suas responsabilidades, delegando tudo para factores externos que ninguém pode controlar. Se as pessoas se responsabilizassem mais pelas suas opções e agissem, efectivamente agissem, de acordo com elas, a sociedade seria diferente. E não precisaríamos de messias.

j. disse...

E depois vão suicidar-se no Second Life!

Voltaire disse...

...internet serious business

Marys' disse...

o prob não é do facebook, é da forma como as pessoas o usam. Já disse, e acho que para alguns fins é bastante eficiente.
Quanto ao video, levaste-o demasiado a sério. Eu achei uma posição bastante válida e concordo com muito do que é lá dito. Quanto a lições de moral, eu não tive de todo essa leitura. (és um dramático pahh! :P)

OGC disse...

Não gosto de propaganda! De nenhuma espécie!

Só isso! :P