08 agosto 2011

Quino [descaradamente roubado à Livreira Anarquista!]

2 comentários:

Psinocas disse...

A maior dúvida da humanidade!
Às vezes somos mais diferentes de nós mesmos , do que dos outros...

Anónimo disse...

Pois! Já em Maio de '68 o reitor da Sorbonne (Jean-Paul Sartre) aceitou ouvir as reclamações dos estudantes revoltados e teve de discutir longamente, em espscial com três deles - sendo que um deles é o, agora, deputado europeu Daniel Cohn-Bendit (não sei se escrevi bem, mas não tenho pachorra para ir verificar...). Fez-se, pelo menos um livro com as transcrições e eu tive um livrinho em Português sobre a temática "Conhecimento e Saber".
Os estudantes reclamavam (muito resumidamente...) que lhes fosse transmitido SABER em vez de CONHECIMENTO (técnico) para que se pudessem sentir PESSOAS PENSANTES E COM CAPACIDADE DE PENSAR A REALIDADE DE MODO CRÍTICO em vez de serem treinados para serem MERAS PEÇAS DE UMA ENORME ENGRENAGEM EM QUE DEVEM FAZER O QUE DELAS SE ESPERA QUE FAÇAM PARA GARANTIR O "NORMAL" FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE.
Emprestei o livrinho e, agora, que vejo os srs que governam o Mundo a tentarem fazer o que aprenderam a fazer "mecânicamente" sem SABEDORIA e estou com enorme gana de reler as discussões fico muito frustrado.
Ah! o Sr reitor era membro do Comité Central do PC Francês na época. Há quem diga que o PC Francês começou a perder toda a sua influência nessa altura.
O avozinho também se tinha esquecido de saber quem eram as pessoas...

Um abraço do Zé do Boné