28 setembro 2011

Faz hoje um mês que há um mês eu não estava aqui


Ao fim de um mês, acho que já estou bastante bem instalado para fazer algumas considerações. Entre a Catalunha e o Porto (ou uma certa região Norte de Portugal, na ausência de uma entidade idêntica à Catalunha) encontro algumas semelhanças.
A começar pela Língua. Sim, o Catalão descende de uma língua de França e por isso assemelha-se de muitas formas ao Francês, mas em pronunciação é muito semelhante ao Português. E especialmente ao Português falado com pronúncia do Norte (também um bocadinho das Beiras).
Os catalães não têm aquela extroversão histriónica que associamos aos espanhóis. Essa reserva, balançam-na com uma franqueza que também associo aos nortenhos. É aquela espontaneidade calorosa que já ouvi alguns artistas dizerem que gostam no público do Norte.

De resto, há diferenças importantes. O clima, por exemplo, para melhor. Setembro está quase a acabar e ainda só chuviscou uma vez, e as temperaturas andam sempre para cima dos 20º.
A identidade catalã é uma identidade de facto e nada que se compare com as nossas rivalidades Norte-Sul. Há realmente uma Língua, que não é de modo nenhum uma derivação do Castelhano ou um cruzamento de outras Línguas. Há festas e tradições próprias daqui e com um território com unidade associado (enquanto, p.e. o S. João se faz no Porto e em Braga e na Póvoa faz-se S. Pedro, como em Lisboa). Há instituições, há horários, há meios de comunicação social, etc.

Mas no fim de contas:
O Porto é uma nação! I Catalunya és una nació.


5 comentários:

OGC disse...

Mas falta acrescentar o "carago"! Há alguma expressão equivalente, por aí? :P

Mais uma vez, fico muito contente por te ver todo 'catalão'. É muito mais fácil para este lado da fronteira ver-te assim. :)

Anónimo disse...

Pois... Não há rivalidade Norte/Sul porque não há uma identidade nacional. Talvez que o mal de Portugal seja o de ser a Nação (=unidade entre território, povo e país) mais antiga da Europa. Se as diferenças regionais fossem menos esbatidas (entre outras coisas) talvez houvesse regiões e defesa de cada uma face às restantes e mais união nas regiões e mais autonomia e mais...
Assim, centralizados, temos menos de tudo...
Um abraço do Zé do Boné

Voltaire disse...

carambas, n tinha noção k já estavas aí há 1 mês! é muito bom verificar nestes posts a tua boa adaptação e em tão pouco tempo! já estou a ver que quando chegares cá vais tar um guardiola! xD

Pablo Chicasso disse...

Mas não careca, espero... :)

Raquel disse...

Esperas tu, e espero eu! :)