15 setembro 2011

A lição de Barcelona

Barcelona fica numa planície claramente delimitada pelo rio Besós (NE), o mar (SE), o rio Llobregat (SO) e a Serra da Collserola/Tibidabo (NO). Neste aspecto, é o sonho dos urbanistas: um tabuleiro plano e delimitado por natureza.

Por esta razão, é muito claro na cabeça dos barceloneses o que é a cidade de Barcelona, como se situa e como se orientar nela. O mar e a montanha são referências permanentes. O nome das ruas também nos dá informação sobre o seu tipo e orientação. As Ramblas são sempre ruas com aquele perfil e com direcção ao mar. Os Passeig têm um perfil ligeiramente diferente das Ramblas. As Rondas são as ruas que correm à volta da cidade velha. A Meridiana é uma avenida que corresponde a um meridiano (exactamente Norte-Sul) e a Paral.lel corresponde a um paralelo. A Diagonal corta o Eixample diagonalmente e uma rua que se chame travessera é uma rua que atravessa um bairro inteiro.

Pelo plano de Cerdà cada bairro tem o seu mercado, escola, biblioteca, jardim, etc. e por fortuna cada bairro tem características diferentes. Assim cada bairro é perfeitamente identificável, havendo unidade e repetição. Creio que isto ajuda a promover nos barceloneses uma noção da cidade como um todo de pertença colectiva. E além disso, a cidade segue sempre sendo bonita apesar de também ter muita arquitectura feia.















2 comentários:

Anónimo disse...

Me lo creo, hombre, que, por fortuna, al final del año,podràs hablar un poquito de portuguès, valle? seguro, nó?
Zé do boné

Pablo Chicasso disse...

Segur que si.