07 outubro 2006

E Deus criou Adão...


Olá! Eu sou outro dos bloggers deste espaço.

A imagem do primeiro post é uma fotomontagem com o tecto da capela Sistina (assim chamada por ter sido contruída pelo Papa Sisto IV).
Aí se situa o famosíssimo fresco: "Criação de Adão". Da mão de Deus (e não me refiro ao Maradona) sai Adão. Ou se preferirem, Deus cria Adão e depois através da Sua mão dá-lhe vida. Interpretem como quiserem, mas o certo é que entre aqueles dedos circula uma energia infinita e secreta. Como se invisívelmente se tocassem.
Ambos os corpos têm massas reais, peso e volume, numa demostração de talento incomparável. De um lado, Deus num movimento decidido e forte, poderoso. Do outro, Adão acabado se ser criado, fisicamente esgotado depois do esforço de vir ao mundo. Ou então talvez não queira largar o Pai. Mas Deus, com uma expressão austera empurra-o para a Terra.

Esta imagem representa universalmente o começo.
Que o nosso blog tenha um bom começo!

8 comentários:

Anónimo disse...

bem chico, uma descrição bastante...hum...peculiar do que a bíblia chama da criação da humanidade. Pessoalmente, eu sou daqueles que penso que somos todos descendentes dos macacos, e que esse tal "D"eus cometeu um grande erro ao deixar que a inteligência passasse a existir, considerando o resultado até ao momento. falando agora a sério, apoio incondicionalmente a criação deste blog, porque acredito que a arte deve ser divulgada(o projecto de A.P. da minha turma também se está a encaminhar para isso...portanto - concorrênciacofcof). abraço

OGC disse...

Talvez convenha só acrescentar que este fresco foi executado por Miguel Ângelo. :)

Pablo Chicasso disse...

ainda bem que ha mais gente a lutar pelo fim da ideia de que as artes sao uma chatice. felicidades para o teu projecto tb, Ricardo.
Btw, tb sou apologista do evolucionismo. no post apenas me dedico a fazer uma leitura das possiveis narrativas expressas no fresco. [[[]]]

Anónimo disse...

Estou certa que já teve um bom começo!
O desejo de aproximar a Arte de todos nós, é uma ideia embora simples, bem necessária, certo que continua a proliferar a ideia de que a Arte é só para alguns, sendo que estes são por vezes um pouco estranhos...,isto na versão mais inofensiva...

Anónimo disse...

Ou estamos a presenciar o "Big Bang"?
Inclino-me mais para isto. À medida que o Universo se vai expandindo cada vez maior vai sendo a desordem.
Talvez a inteligência tivesse aparecido por mero acaso... no meio da ordem "natural" da explosão e agora, (mal) convencida da sua superioridade, esteja a subverter aquela ordem e a contribuir para o FIM - This is the end, my friend...

Anónimo disse...

"Can you picture what will be?"

Anónimo disse...

E um grupo de alunos decidiu INSCREVER-SE e criar um blog Arte Por Toda a Parte!
Portugal é o país da «não inscrição»,como diz José Gil, no livro, Portugal,Hoje O Medo de Existir,«nada acontece,isto é, nada se inscreve na história ou na existência individual,na vida social ou no plano artístico».
Esta não inscrição tem uma motivação,infelizmente,bem generalizada,é a não aceitação da responsabilidade dos actos próprios,bem como, o endereçar sistematicamente a responsabilidade do que nos acontece para aspectos externos a cada um de nós,
é a vida...
é o governo...
é a educação...
são os professores...
são os pais...
são os traumas...
é o stress...
é a depressão...
E com tudo isto contribuimos para uma geração imbecilizada,infantilizada, onde não se distinguem pais de filhos e cada vez mais todos querem ser iguais a todos!

Felizmente que este Grupo de Jovens,bem acompanhados pelos seus Profs,contrariam tudo o que anterirmente expus!

Anónimo disse...

Man... Ó J. dizem que Deus criou o Mundo. E dizem Ele é Omnisciente (entre outras características). E uma das perguntas que se põe, desde logo, quando olhamos para o Mundo à nossa volta, é: quando criou o Mundo já sabia o que iria acontecer?
E isso levanta tantas outras perguntas.....
Eu estava a ser muito, mas MUUUIIITO, mais modesto. Tinha visto poucos dias antes, numa notícia sobre a atribuição do prémio Nobel, um esquema (acho que lhe chamam 'infografia') ilustrativo do conceito de "Big Bang" e fiz a associação: este blog pode fazer aparecer muitas questões, a propósito de ideias à volta de Arte (o que é a Arte, existe 'per se', tem evolução própria, tem moral, imoral ou amoral ou moralista, é representação da Realidade - ou é a própria realidade, conforme o ângulo de aproximação/observação - se a sua História pode ser vista fora da História da Humanidade, se é Humana ou desumana..............)
e muito provàvelmente nos primeiros tempos poderá acontecer uma aparente desordem (como no verdadeiro instante de uma explosão) por aparecerem temas muito diversos e desenvolver-se, depois, em várias (ou só numa) direcção.
Desde já digo que espero que se desenvolva em muitas direcções, para que cada um possa (pelo menos) assistir à evolução de cada discussão e, com isso, evoluir também. E na esperança de uma evolução para um Ser Humano melhor.
Eu tenho uma certa consciência de que não valho nada (RELATIVAMENTE a certos padrões), mas também estou convencido de que poderei dar uma certa ajuda a que o grupo (que todos os que vierem oara aqui "bloggar") consiga fazer brotar 'coisas lindas'.
Esforçar-me-ei para que consiga manter-me suficientemente humilde para não cair naquele erro de me achar "mais" qualquer coisa (inteligente, sábio, culto, espsrto - you name it) para não trazer para aqui aquele FIM a que me referi a 8 de Outubro.