Em complemento ao post anterior, cuja obra apresentada foi realizada por Miguel Ângelo,(não, não é o dos Delfins), dou-vos a conhecer em resumo a sua biografia.
Miguel Ângelo ou Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475/1564) foi um pintor, escultor, poeta e arquitecto do Renascimento, ou seja, era o homem dos sete oficios o que aliás é característico dos artistas do seu tempo.
Este bem conhecido renascentista nasceu em Capresse, Itália e como grande parte dos pintores e escultores da época começou a sua carreira sendo aprendiz de um grande mestre, neste caso de Domenico Ghirlandaio.
Após algum tempo de observação, Ghirlandaio, impressionado com a qualidade artística de Michelangelo, mandou-o estudar para a escola de Lourenço de Médicis, um grande mecenas das artes, em Florença onde terá sido influênciado por diversos artistas.
Ao longo da sua vida, este artista foi adquirindo mais e mais reputação, sendo conhecido hoje em dia como uma das maiores figuras da História da Arte. Entre as suas obras destacam-se:
Miguel Ângelo ou Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475/1564) foi um pintor, escultor, poeta e arquitecto do Renascimento, ou seja, era o homem dos sete oficios o que aliás é característico dos artistas do seu tempo.
Este bem conhecido renascentista nasceu em Capresse, Itália e como grande parte dos pintores e escultores da época começou a sua carreira sendo aprendiz de um grande mestre, neste caso de Domenico Ghirlandaio.
Após algum tempo de observação, Ghirlandaio, impressionado com a qualidade artística de Michelangelo, mandou-o estudar para a escola de Lourenço de Médicis, um grande mecenas das artes, em Florença onde terá sido influênciado por diversos artistas.
Ao longo da sua vida, este artista foi adquirindo mais e mais reputação, sendo conhecido hoje em dia como uma das maiores figuras da História da Arte. Entre as suas obras destacam-se:
- David, imponente escultura com 5,17 metros de altura;
- Moisés (conta-se que depois de o terminar o autor terá passado por um momento de alucinação perante a beleza da escultura atirando-lhe com um martelo ao joelho e ordenando-lhe que falasse. Além disso a obra tem dois cornos derivado a uma errada interpretação bíblica);
- Pietá, a sua primeira grande obra escultórica (em que o corpo de cristo morto no regaço de sua mãe é desproporcional ao desta, quer para não dar a impressão de a esmagar quer para caber no esquema triangular);
- os frescos do tecto da Capela Sistina, já referidos, que Miguel Ângelo aceitou pintar com relutância, pois considerava-se escultor;
- o Julgamento Final (pintura);
- o Martírio de São Pedro (pintura) e
- o Livro de Poesias: Colectânea de Rimas.
Bem, que este se revele como um óptimo blog e um excelente divulgador das Artes!
3 comentários:
Bom contextualizar os leitores.
Mmh, quase que aposto que és o David... Tinhas que pegar no Michelangelo só por isto:
"David, imponente escultura com 5,17 metros de altura"
eheh!
Por acaso...mas se apostasses perdias, pois não sou o David...
Peguei no Michelangelo só como complemento do post anterior e o uso da palavra "imponente" é porque realmente a escultura o é...
Mas tem lógica teres pensado nisso...no entanto o contexto não é mesmo esse...
Claro claro! Sem dúvida! Imponente, sim. Grandiosa! A palavra "génio" pode ser pequena aqui. E percebi porquê 'pegar' no Michelangelo: «Bom contextualizar os leitores.»
Falei no David, porque... nem sei bem... lembrei-me. Achei que poderia ser. Não quis, de forma alguma menosprezar o post, Sérgio, porque achei bastante bom. Apenas não tenho capacidade crítica para o trabalho dele (subentenda-se Michelangelo). O que sei é o que toda a gente sabe. Pode ser que aqui, conheça mais pormenorizadamente o seu trabalho.
Boas
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