15 outubro 2006

Glória Gonçalves no Guarany

Após o lançamento do livro de poemas intitulado "Vocação Vegetal", de autoria de Sousa Dias, o café Guarany, no Porto, inaugurou ontem a exposição de Glória Gonçalves.

Enquanto aluno da pintora, vou manter a imparcialidade, pretendendo apenas a divulgação da exposição, que será visitável durante esta semana.

"Vocação Vegetal" é um título também adequado à pintora que, aliás, ilustrou o livro com as obras agora em exposição.

Através de uma simplicidade deliberada, os temas são lançados sobre o papel, no qual residem agora, os registos de uma Natureza em constante evolução.

Num cenário agradável, onde podemos fazer uma pausa para um café e, seguidamente, contemplar um pouco de Arte. Uma boa combinação, sem dúvida!



11 comentários:

Voltaire disse...

Já lá fui...

Anónimo disse...

eu tive la. o grande sousa dias foi meu mestre =D. onde é q a pintora da aulas. é excelente ela. 5*
finalmente uma coisa acertada neste blog.

Orlando Castro disse...

Os artistas, ou candidatos a isso, têm destas coisas. Conseguem ver a árvore mas não a floresta, conseguem ver as ondas mas não o mar. Deve ter sido por isso que Pedro Bragança só viu "uma coisa acertada neste blog".

Coisas..

OGC disse...

Glória Gonçalves dá aulas na Escola Secundária Filipa de Vilhena, no Porto.
Mas não de Pintura.

David Gonçalves disse...

Com alunos tão dotados no que toca a artes era quase impossível que não deixassem esta senhora montar uma exposição de pintura. Tudo isto porque sabem que existe sempre um grupo de brilhantes aprendizes por trás.

Gosto do 6

Parabéns

Pablo Chicasso disse...

permitem-me que discorde?
acho que a maior parte dos trabalhos não tem muito de original. alguns agradam-me mas aquele do qual eu gostei mesmo foi o 6. achei-o mais lirico...

Anónimo disse...

O Pedro Bragança que sou eu, gosta do Neo Classico, do Barroco, ou Rococó.

Mesmo que nao gostasse, respeitava.

O Pedro Bragança não é artista. Estuda artes na melhor escola da área no país (segundo a mais recente publicação do ministerio).

O Pedro Bragança compreende que é importante criticar, é importante dizer mal para fazer bem e não vê incorrecção nisso.

O Pedro Bragança não tenciona candidatar-se a artista. Facto é que os candidatos a artistas são os que nunca chegarão a honrar o digno nome.

o Pedro Bragança entende que a Casa Decor Porto é kitch e uma valente manifestação de mau gosto.

Por fim, O Pedro Bragança entende que arte é originalidade, criatividade, liberdade. Nesse sentido o Pedro Bragança quer dizer a Orlando Castro que preza em ser livre, e orgulha-se em poder falar, abertamente.

um sincero abraço
Pedro Bragança

Pablo Chicasso disse...

Quando publiquei "Provocação" era minha intenção manifestar o facto de eu defender para a Criação artística valores contrarios aos que critiquei. Mas notem que eu gosto de aperciar boa Arte seja ela de que época for. Não pertendo desclassificar parte nenhuma da História da Arte.
Tomando a provocação como pertexto eu esperava começar uma discussão sobre estética. Infelizmente parece que abri caminho a outras provocções de carácter mais pessoal. Mão era minha intenção.
Como culpado venho agora pedir desculpas e lembrar que este blog pretende ser uma ferramenta ao serviço da Arte. Convenhámos, não fica muito bem à imagem da Arte e dos artistas (ou estudantes da área que é o nosso caso)o que aqui se tem passado. Por isso venho propor que cessem os ataques e provocações.

Francisco Neto Silva.

Pablo Chicasso disse...

Errata:

onde se lê pertexto deve ler-se pretexto.

onde se lê provocções de ler-se provocações.

ah e convenhamos é sem acento.

as minhas desculpas.

Anónimo disse...

ao serviço da arte.

se é assim que, pelo que sei, todos nós estamos, é assim que devemos reforçar a nossa servidão.

e parece-me agradável.
e parece-me justo.

gosto de discutir, confrontar, também. acredito que a desclassificação das palavras 'fez-nos' ficar calados demasiados anos.

arte é liberdade. é discussão.
nesse sentido é meritório o fundamento deste blog.

Pedro Bragança
12C1
ESA Soares dos Reis

Anónimo disse...

vai estar lá até quando?