01 junho 2007

Construções em Lego podem ser Arte?


E se eu vos dissesse que existem pessoas tão viciadas em Lego (sim, aquelas pecinhas que se usam para brincar) que têm paciência suficiente para fazer construções em larga escala e que até possuem bastante qualidade? É o caso do Sr. Nathan Sawaya que faz do seu vicio profissão.


Nathan Sawaya é provavelmente o maior especialista em Lego do Mundo, usando as pequenas peças que todos nós conhecemos como material, ele faz "esculturas" impressionantes.


Tudo começou quando em criança recebeu uma caixa de Legos como prenda, pouco depois a sala de estar da casa dos pais transformara-se numa autêntica "Cidade Lego". Durante os 20 anos seguintes Nathan desenvolveu a sua arte e a sua imaginação evoluiu, à medida que crescia também as suas "esculturas" o faziam.


Em 2004, quando ganhou o concurso para Mestres construtores da Lego tornou-se muito conhecido. Desde então tem ganho inumeros fãs e tem tido uma série de encomendas que se diga são muito bem pagas. Além disso é convidado para participar em diversas palestras e exposições por toda a Amérca.


Estaremos perante um novo material de produção de Arte? Uma nova forma de expressão artística? Se um mictório assinado e colocado num museu é Arte então porque construções em Lego não o hão-de ser? Que materiais existem mais à nossa volta e que ainda não terão sido explorados para concepção artistica?



4 comentários:

Anónimo disse...

é o tom certo, continue...interrogue e interrogue-se.

David Gonçalves disse...

Muito bom... foi o ego????

Está lá mesmo.... Muito bom memso...

Anónimo disse...

Isto sim é pura arte! VIVA OS LEGOS ... tenho saudades! Mas sim é uma obra de engenho e criatividade muito grandes! Tenho grande admiração por estas pessoas! Isto são autênticas obras!

Anónimo disse...

Há gente que faz mobília para casa com Legos... lol, é mesmo vício!

(têm é de ter cuidado para não ir contra a estante, ou assim..)

Mas acho giro, é diferente. E sim, considero arte. Não deixa de ser arte só porque o material é menos comum. Aí é que está a criatividade ;) se as esculturas fossem feitas em bronze não teria tanto sucesso!
Gostei de ver **