31 maio 2007

Sex, Drugs and Rock & Roll


A música também é arte, mas a arte não se fica so por fazer música, também é preciso dar espectáculo e saber cativar.
Pois são 45 anos de espectáculo e de polémica que envolvem esta banda emblemática.
Formada em 1962, com a sua composição original sendo
Mick Jagger , Keith Richards, Brian Jones, Bill Wynman, The Rolling Stones começaram como uma normal banda de garagem, por diversão, e tornaram-se um dos maiores símbolos musicais do século XX .
Ao longo da sua historia verificam-se vários acontecimentos como a morte de um dos fundadores da banda em circunstancias duvidosas em 1969 ( Brian Jones ) ou concertos caracterizados por extrema violência em que não só se registam também feridos como ocorrem também mortes, o caso de um dos concertos da torne de 1969 em que são mortas quatro pessoas pelo pessoal contratado para fazer segurança ao palco durante o espectáculo.
Ainda assim são conhecidos problemas com drogas que envolvem os membros da banda, são especuladas roturas e anunciado o fim da banda varias vezes ao longo do século.
A banda edita, ainda assim, mais de 40 álbuns.
Actualmente com idades que ultrapassam já os 60 anos os membros da emblemática banda mantêm a postura rebelde que os caracterizou como símbolo de ruptura com a conservadora sociedade inglesa dos anos sessenta e mantêm o espírito jovem que a musica exige.

Actualmente compostos por Mick Jagger , Keith Richards, Charly Watts, Ron Wood os Stones continuam em digressões e passarão por Portugal em Junho dia 25.





3 comentários:

Anónimo disse...

Deram muito à musica mas tambem contribuiram para o estrago dela!
São so Rolling Stones!

Anónimo disse...

E dizes-me isso no dia em que se comemoram 40 anos da publicação do melhor Album da música popular anglo-saxónica de todos os tempos?
Já ouviste o "Sgt Peppers' Lonelly Hearts Club Band"? - dos fabulous four, of course...

Que também eram irreverentes, provocadores, mas não faziam alarde disso!

E não faziam "marketing" a partir disso. E usavam a irreverência com algum fim (por exemplo, sabes porque razão o Album Branco ficou conhecido por isso? Porque a capa que era para sair - ainda saíram alguns? - tinha umas fotos altamente provocadoras (sob o ponto de vista político) do 1º ministro inglês?

Os Stones ostensivamente mostravam a sua faceta mais desregrada, quase como apóstolos da decadência. E por isso fizeram muito mal à vida de muita gente, e, talvez, da sociedade. A "balda" é boa num grupo restrito e em zonas pequenas. Quando se generaliza à sociedade só trás prejuízo.

Até me faz pena saber que a canção "Angie" - a mais bonita dos Stones - foi escrita depois de a (então) mulher de um deles (Keith?) o ter apanhado altamente pedrado numa "sessão a três" com o Andy Warhol e uma gaja qualquer no quarto do hotel..... (história "oficial" dos Stones contada nas revistas há uns anitos)

Já agora lê o poema "Like a Rolling Strone" do Bob Dylan. Não tenho a certeza, mas julgo que o nome da banda vem algures daí. Mas depois descambou...

Anónimo disse...

Eu tinha a impressão, mas não a certeza.
E por isso procurei na net pela letra
e confirmei: Like a rolling stone não tem nada a ver com o nome da banda. Esta nasceu em 1962 e o poema (É UM POEMA!) surgiu em 1965 no álbum HIGHWAY 61 - que tem outras baladas absolutamente excepcionais -.

Aproveito para vos dar os parabéns pelo vosso blog.