30 abril 2008

Souto Moura e Ferreira Alves na Galeria JN


"Foi inaugurada ontem a exposição "Princípio e fim de um projecto", de Eduardo Souto Moura e Luís Ferreira Alves.


A mostra é constituída por um conjunto de esquissos a tinta-da-china que deram origem a projectos de arquitectura e a objectos de Souto Moura fotografados por Ferreira Alves e que desde ontem estão patentes na Galeria JN.

Na inauguração estiveram presentes, entre outros, Joaquim Oliveira, presidente da Controlinveste, José Leite Pereira, director do JN, Adriana Aguiar-Branco, directora-geral da Controlinveste, e várias personalidades da política, da cultura e do meio académico, como Narciso Miranda, Mário Dorminsky, Beatriz Pacheco Pereira, Hélder Pacheco, Agostinho Cordeiro, Ângelo de Sousa, Alberto Carneiro, João Fernandes, António Joaquim, Isabel M. Alves, Dalila Rodrigues, Rui Alberto e Germano Silva.

De acordo com o que disse ao JN, Eduardo Souto Moura mostrou-se "agradavelmente surpreendido" com o resultado da mostra, garantindo que os seus desenhos ganharam ao estar ao lado das imagens de Ferreira Alves. Na opinião de Souto Moura, há uma forte empatia entre os seus projectos e as fotografias, podendo concluir-se que "é uma boa experiência que poderá repetir-se, porque encaixa bem. São duas obras que se encaixam...".

Refira-se que é a primeira vez que o conceituado arquitecto junta publicamente obras suas com as de um outro autor, neste caso com Luís Ferreira Alves, que o acompanha há cerca de 30 anos. Em "Princípio e fim de um projecto", pode observar-se um conjunto de blocos com desenhos correspondentes às mais emblemáticas obras de Souto Moura, quer em Portugal quer no estrangeiro. A presente exposição foi organizada de forma a proporcionar uma leitura de fácil acesso ao grande público, transformando-se, indiscutivelmente, numa privilegiada visita guiada à obra daquele arquitecto.

A contribuir para o êxito desta panorâmica sobre a carreira de um dos mais importantes arquitectos portugueses estão, naturalmente, as excelentes imagens daquele que é considerado o mais conceituado fotógrafo de arquitectura, Luís Ferreira Alves. A mostra poderá ser visitada até ao dia 27 de Maio."

Agostinho Silva
in JN
29/04/2008

3 comentários:

Voltaire disse...

preciso dizer...? :D

OGC disse...

BORA!!! :D

(só pa dizer que não desapareci, embora ainda não tenha tido coragem de ver os videos ou ler o post.)

(Sérgio on fire parte 2!!! ;P)

OGC disse...

Então é assim, eu gostei da exposição, mas achei realmente uma pena não haver uma única maquete. Não sei se é o arquitecto em mim a falar, se seria perfeitamente irrelevante, mas uma exposição sobe arquitectura sem maquetes parece-me algo vazia, não sei.

Para além disso, ele não tem propriamente, acho que o termo técnico é 'jeito', para a cor. :P
No entanto é muito expressivo, recorrendo apenas à linha de tinta-da-china.

As fotografias, sem dúvida um elemento importante da exposição, em tudo harmonizam os esquiços, complementando-se mutuamente.

Apesar de tudo isto, não me parece que tivesse visitado esta mostra se não fosse aluno de arquitectura, como me parece ter sido a intenção. Se bem que com as fotografias... bem, talvez.