16 fevereiro 2009

Fantasporto/OASRN
"Cinema e Arquitectura"

Programa das Conferências“On the Future’s Ruins Sobre as Ruínas do Futuro”
Entrada gratuita, mediante levantamento de ingresso na Bilheteira do Rivoli.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, as conferência equivalem a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura".

Pela primeira vez o Fantasporto colabora com a OASRN para produzir um programa paralelo de conferências de arquitectura, em relação com as apresentações da selecção oficial “Cinema e Arquitectura”. Com este enquadramento, reunimos dois arquitectos cuja pesquisa e obra desenvolvida, incluindo visões distintas sobre o futuro, nos permitem um aprofundamento deste tema.

17 Fev. Conferência 1 - 18h00
Arq.º Sou Fujimoto (Japão)*Moderadores: Arq.º Jorge Patrício MartinsArq.º Luís Tavares Pereira. oasrn

19 Fev. Conferência 2 - 18h00
Arq.º Marcos Cruz (Reino Unido/Portugal)Moderadores: Arq.º Jorge Patrício MartinsArq.º Luís Tavares Pereira. oasrn

Participantes

Sou Fujimoto. Um jovem arquitecto japonês, recentemente objecto de enorme atenção mediática e premiado no World Architecture Festival em Barcelona, em Outubro passado com a surpreendente “Casa de Madeira Final”, vencedor da categoria Reisdência Privada. Na sua busca por uma arquitectura nova, equaciona conceitos de arquitectura primitiva: “considerar uma arquitectura inovadora para o futuro, é surpreendentemente equivalente a reflectir sobre a arquitectura primitiva”. A sua obra é apresentada pela primeira vez em Portugal no #06 Jan7Fev 09 da revista DARCO.

Marcos Cruz desenvolve uma investigação na Bartlett School of Architecture, em Londres, dedicada a uma visão futurista do corpo em arquitectura, interrogando as relações contemporâneas entre as propriedades da carne humana e da ‘carne’ arquitectónica. Num tempo em que o discurso difundido sobre o impacto das tecnologias digitais corre o risco de tornar a ‘pele’ arquitectónica cada vez mais incorpórea, a sua pesquisa à volta da noção de “espessura encarnada” (Thick Embodied Flesh), explora os interfaces arquitectónicos verdadeiramente habitáveis. O seu trabalho de Doutoramento recebeu o RIBA President's Awards for Research for Outstanding PhD Thesis, em 2008.


Filmes em Retrospectiva 'Cinema e Arquitectura'

"Artificial Inteligence: AI" de Steven Spielberg, EUA, 146 min
"Breaking and Entering" de Anthony Minghella, GB/EUA, 120 min
"Blade Runner" de Ridley Scott, EUA/HK, 117 min
"Blindness" de Fernando Meirelles, Can/Bra/Jap, 120 min
"Code 46" de Michael Winterbottom, GB, 92 min
"Dark City" de Alex Proyas, Aus/EUA, 100 min
"Immortel" de Enki Bilal, Fra/Ita/GB, 102 min
"I Am Legend" de Francis Lawrence, EUA/Austrália, 101 min
"Metropolis" de Fritz Lang, Ale, 153 min
"Re-cycle – Oxide Pang" de Danny Pang, Tai/HK, 108 min
"The Island" de Michael Bay, EUA, 136 min

1 comentário:

Voltaire disse...

há que dizer que o sr. Cruz foi o primeiro estrangeiro a receber o RIBA President's Awards for Research for Outstanding PhD Thesis, prémio que tem sido atribuido sempre a investigadores britânicos