20 fevereiro 2009

Georges Méliès


Nascido a 8 de Dezembro de 1861, foi um ilusionista francês que ajudou o cinema a dar os seus primeiros passos.
Utilizando métodos e técnicas muito inovadores para a época - como a dupla exposição, a perspectiva forçada ou as filmagens a alta/baixa velocidade -, foi o primeiro realizador a recorrer ao tema dos extraterrestres, em Le Voyage Dans La Lune, inspirado na obra de Júlio Verne.
Este filme é um dos mais conhecidos e data de 1902.
Ele próprio desenhava o guarda-roupa e os cenários dos seus filmes, tendo mesmo tomado parte também na sua representação.

O Le Voyage Dans La Lune tem apenas 14 minutos, mas apesar disso não encontrei nenhuma versão completa. Deixo aqui esta, narrada em inglês (a versão original era obviamente em francês).
A história fica 'completa', nesta versão, mas de qualquer maneira, se quiserem procurar, há outras versões que não têm o início mas têm o fim. Achei que não se justificava pôr ambas, só pelos minutinhos que faltam.


Vejam, o filme é o máximo.
[foi um complicação pôr aqui o filme, e quando consegui, descobri que por qualquer motivo ele não reproduzia. fica o link, vejam mesmo!]

http://www.archive.org/details/Levoyagedanslalune

[Se já viram o filme, como é suposto!,]
Devem ter reparado (não há como não reparar) que isto lembra terrivelmente um certo vídeo, que por acaso eu já cá pus...
Não fazia ideia esse vídeo que era uma citação do Le Voyage Dans La Lune, mas fiquei muito contente por descobrir. Os Smashing são ainda mais brilhantes do que eu imaginava.



Smashing Pumpkins
"Tonight, Tonight"

:)

3 comentários:

OGC disse...

Isto há coisas...! ;)

Voltaire disse...

n m digas k ao ver o tonight tonight nunca tinhas...a citação...tsc...tsc... ^^

OGC disse...

Eu não conhecia o filme, da primeira vez que vi Tonight, Tonight! :P