23 junho 2012

Outra vez as novas pontes para o Porto...


...que desta vez trazem um túnel de bonus!

Um túnel e três pontes entre Porto e Gaia

"Adão da Fonseca, pai da ponte do Infante, poderá assinar mais quatro atravessamentos no Douro, à cota baixa e pensados para servir a mobilidade local. Três rodoviários e um pedonal. Desafiada pelo Município de Gaia, a equipa, liderada pelo engenheiro civil e especialista em estruturas, traçou um túnel sob as águas do Douro e duas novas pontes para erguer numa década.

Uma a ligar o Areinho de Oliveira do Douro (Gaia) à margem fluvial do Porto e outra a unir a Alameda Basílio Teles (Porto) à encosta do Cais do Cavaco (Gaia). A ponte pedonal, a ligar as duas ribeiras, foi proposta em 2006."

in JN


























mais info: JN

4 comentários:

Anónimo disse...

Nem sei que te diga!...
Por um lado não há dinheiro - e quem não tem dinheiro não tem vícios... (desde que não haja quem lho empreste...)
Por outro lado a Angela Merkl já vai deixando que se diga que pode haver uns dinheiros para projectos estructurantes (e com os políticos que temos essa palavra quer dizer, na maioria dos casos auto-estradas, pontes...)
E, no meio disto tudo, a ideia renascida da metrópole do Porto, com governo próprio (importação do Álvaro).
Já imaginaste o actual presidente da Câmara de Gaia como Mayor da metrópole do Porto, a gerir 8 ou nove cidades, um porto de mar e um aeroporto?
Ele já!... (e se pudesse ser JÁ!!!)

Um abraço do Zé do Boné

Pablo Chicasso disse...

uma coisa, eu não sou engenheiro, mas, com a morfologia de margens que temos, um túnel não é uma coisa um bocado anti-natural?
onde é que ele vai voltar a intersectar a cota de superfície?

Sérgio Pinto disse...

é bastante anti-natural, supostamente volta a cota de superfície algures muito perto do jardim do passeio alegre, a mim parece-me uma barbárie, eles optaram pelo túnel devido ao "impacto ambiental que uma ponte poderia levar ao local" (e eu a achar que o túnel é mais "invasivo") de qualquer das formas o que acabo por questionar é que ganho terá ligar a frente oceânica de maneira tão directa quando não há estruturas que "peçam" tal coisa como auto-estradas ou outras quaisquer vias principais de acesso à cidade, só para os condutores domingueiros usarem tb não... é essa ligação e a das ribeiras que é claramente para os turistas.

já as outras duas conexões, não tenho grande opinião, não conheço gaia o suficiente para perceber o que estamos a ligar, mas a nivel visual a de massarelos parece mto fora de escala

zé: tal e qual, e o menezes mal se encontre na CMP...cheira-me que temas como a regionalização voltarão em força

OGC disse...

Ó valha-me deus...