21 outubro 2006

Correcção ao post sobre o Brasília

A noite passada escrevi um post que já apaguei pois sinto ter de corrigir o que lá estava escrito.

A exposição patente no cinema do centro comercial e que visa assinalar os seus trinta anos é da responsabilidade da galeria Vera Lúcia (com loja no dito shopping). É verdade que conta com nomes de grandes pintores como Vieira da Silva (uma das minhas pintoras preferidas), Paula Rego, Resende... mas também é infelizmente verdade que os trabalhos que se encontram expostos não são, na maior parte dos casos, representativos. Juntemos a isto que a iluminação é má e temos todos os aspectos negativos que penso ser meu dever assinalar.
Sobram portanto os pontos positivos. Os trabalhos que mais me impressionaram foram os de Júlio Resende - em especial os gatos. Ainda representando gatos, gostaria de realçar o desenho a tinta da china de Vieira da Silva. Dentro da pintura abstracta ficaram-me na retina os quadros de Nadir Afonso e Manuel Cargaleiro. E, noutras correntes, Cruzeiro Seixas, Noronha da Costa, etc.
De qualquer modo vale sempre a pena dar lá um saltinho. Vão também às lojas e vejam, na de cima, os trabalhos de Mérida e, na de baixo, tentem descorir o trabalho de Paula Rego (perguntem qual é ou não vão adivinhar). Não se esqueçam é de levar um ou mais amigos para partilhar e comentar a exposição. É imprescindível.

"Esta mulher tem uma sensibilidade a pintar!" - palavras de um amigo meu sobre o quadro Cuplicidades, de Helena Abreu, 2006. E eram mesmo as palavras que eu estava à procura para aquele quadro.

3 comentários:

Dália Dias disse...

o melhor é ter muito visto. eis a conclusão de Camões. ele sabia...

Anónimo disse...

até quando?..

o Brasília de tão feio é bonito. é bom andar à procura da "Mundo Fantasma" e dar voltas e voltas. e não encontrar. e depois... puff... lá está ela! e tem uma livraria com livros muito baratos. dá para trazer mil histórias, quantos mundos quisermos.

Pablo Chicasso disse...

inda nao conheço essa livraria...

ate quando a exposição? 30 anos do brasilia, 30 dias a partir daquele em que eu fiz o post.