10 março 2007

O meu preferido

Beethoven - Concerto para piano e orquestra nº3


Este é o meu concerto para piano preferido. Infelizmente está em duas partes. Mas a boa notícia é que está aqui gravado por dois grandes intérpretes - Leonard Berstein, o maestro e compositor (também muito envolvido na divulgação do gosto pela música) e Kristian Zimerman, pianista polaco residente na Suíça e que faz questão de levar para todo o lado onde dê concertos o seu próprio piano.

Por favor reparem na articulação e na clareza da técnica de Zimerman, assim como na sua variada paleta de timbres (diferentes formas de fazer soar o piano) ao mesmo tempo que consegue uma interpretação que abala a alma. Encontrar todas estas características reunidas num intérprete é raro.

Uma última nota para a cadência, a última intervenção a solo do piano (parte II a 4:00 do final), que julgo ser da autoria do pianista. A cadência é uma parte presente na forma concerto (forma que é sempre para instrumento solista e orquestra) em que se pretende que o intérprete mostre o seu virtuosismo. Nessa passagem é suposto o solista improvisar sobre os temas do andamento embora seja frequente os intérpretes escreverem uma cadência sua ou utilizarem uma cadência já deixada pelo compositor.




E isto é apenas o primeiro de três andamentos.

3 comentários:

Nad.In disse...

LINDO!*


:)

Pablo Chicasso disse...

Olá. bem vinda ao nosso blog.

Nad.In disse...

obrigado...xD


e obrigado pelo comentário...=D