04 maio 2007

Um delicioso fim do mundo

Imbuído de sarcasmo, ironia e uma grande dose de humor, o livro
Bons Augúrios é, sem dúvida, o meu livro preferido de sempre.
Se o tema do fim do mundo é, só por si, pouco usual, a forma como é tratado neste livro é simplesmente fantástica, original e inesperada.


Tudo nos é apresentado por dois amigos de longa data, que ao longo da narrativa reflectem de forma pouco convencional sobre diversos temas, com algum tipo de crítica inerente ou simplesmente por se tratarem de situações completamente estapafúrdias.


Estes dois amigos seriam perfeitamente normais, não fosse um pequeno facto. Um, Aziráfalo, é “um anjo, além de livreiro de edições raras em part-time”. Outro, Crowley, um “anjo que não terá propriamente Caído, antes se Deslocou Incertamente para Baixo”.


A partir daqui são-nos relatados os planos diabólicos ou angelicais de destruição do mundo tal como o conhecemos. Sim, porque tanto Deus como o Diabo planeiam, cada um pelo seu lado “ou ambos em co-autoria conspiratória”, o fim do mundo.


Após eras de projectos, é agora chegada a hora do confronto final.
Mas tudo se torna mais complicado quando freiras da “Ordem Tagarelante de Santa Berília” – aquelas que têm direito a estar caladas apenas umas horas por dia, claro está! – e os “Quatro Cavaleiros (leia-se Motoqueiros) do Apocalipse” são metidos ao barulho, acabando estes por, juntamente com o Anticristo ele mesmo, “tomar as rédeas dos acontecimentos e sabotar o Armagedão”.


Parece confuso? E é. Até nos deixarmos envolver pela total insanidade escrita de Neil Gaiman e Terry Pratchett, dois conceituados autores no campo da fantasy.
Penso que não será preciso reforçar a ideia de que este livro é fundamental na prateleira de qualquer leitor, não só de fantasy, pois esta história merece, de facto, ser lida por todos quantos pretendam humor, por vezes negro, mas sempre inteligente, através do qual o inefável nos vai trocando as voltas e surpreendendo a cada página!

2 comentários:

OGC disse...

«Bons Augúrios – Uma Narrativa de Determinados Eventos que ocorrem nos últimos onze anos da história humana, em total acordo como se demonstrará com: As Subtis e Precisas Profecias de Agnes Nutter – Compilada e organizada, com Notas de Rodapé de uma Natureza Educativa e Preceitos para os Sábios, por Neil Gaiman e Terry Pratchett.» Página 15

OGC disse...

«- Foi um truque muito baixo – censurou Aziráfilo, enquanto percorriam os corredores vazios.
- Qu’e qu’eu fiz? Qu’e qu’eu fiz? – perguntou Crowley, abrindo portas ao acaso.
- Anda gente lá fora aos tiros!
- E então? A questão é precisamente essa, não é? São eles mesmos que estão a fazer isso. É o que realmente querem fazer. Eu só dei uma ajuda. Vê isso como um microcosmo do Universo. Livre-arbítrio para todos. Inefável, não?
Aziráfalo arregalou-lhe os olhos.
- Pronto, está bem – concedeu Crowley com ar infeliz. – Ninguém vai ser morto a sério. Vão todos escapar por milagre. De outro modo também não tinha graça.
Aziráfalo descontraiu-se.
- Sabes uma coisa, Crowley? – E o anjo fez um sorriso radioso. – Eu sempre disse que, lá bem no fundo, tu és realmente bastante…
- Já chega, já chega - cortou Crowley. – Já agora vai espalhar a nova pelo mundo inteiro. Porque é que não vais?»
Páginas 104/105