29 janeiro 2011

Acordai

Já que o Orlando disse que calhava bem ouvir coisas diferentes de vez em quando decidi deixar aqui a música com que ando na cabeça hoje à tarde:

11 comentários:

OGC disse...

wooooohhh! :O Gostei muito! Gosto da intensidade que as coisas ganham quando são cantadas por um coro. Ficam com um ar mesmo poderoso! Muito fixe. E também gostei da letra. Já agora:

«
Acordai
acordai
homens que dormis
a embalar a dor
dos silêncios vis
vinde no clamor
das almas viris
arrancar a flor
que dorme na raíz

Acordai
acordai
raios e tufões
que dormis no mar
e nas multidões
vinde incendiar
de astros e canções
as pedras e o mar
o mundo e os corações

Acordai
acendei
de almas e de sóis
este mar sem cais
nem luz de faróis
e acordai depois
das lutas finais
os nossos heróis
que dormem nos covais
Acordai!
»


Acordai...!

Pablo Chicasso disse...

Já agora, o que faz esse efeito n é apenas o facto de ser cantado por um coro a capella (que concordo que também contribui para isso) mas também o facto de em grande parte da música ele "recusar" a polifonia (i.e. todos estão a cantar as mesmas notas) e guardá-la para os momentos finais das frases. A última estrofe é precisamente a que tem menos polifonia e portanto isso contribui para a sensação de crescendo (que tb existe na planificação sonora) porque vai ficando mais "crú" e mais "monolítico".

Pablo Chicasso disse...

Uma pequena (ou nem tanto) correcção: eles não estão a cantar as mesmas notas a n ser em "acordai" e no fim das estrofes, mas o k estao a fazer sao movimentos paralelos (tds as vozes sobem ou descem à mesma distância) pelo que o efeito a k m referi continua a ser o mesmo. No entanto tb estava enganado ao dizer k a última estrofe era diferente porque o esquema afinal e o mesmo.

Esquematicamente passa-se isto em cada estrofe:

acordai - uníssono
acordai - movimentos contrários (divergentes)
etc.
etc. - movimentos paralelos
etc.
dois últimos versos - movimentos contrários (convergentes) com uníssono na última nota.

Ao nível da planificação sonora é que há um crescendo contínuo.

(ok, agora acho k a análise está bem feita) :)

Pablo Chicasso disse...

só mais uma coisa (prometo que paro aqui): esse efeito "monolítico" do movimento paralelo tb existe porque a articulação rítmica é simultânea em todas as vozes. i.e. é homorrítmica.

Pablo Chicasso disse...

Ok, estava-me a irritar o facto que de cada vez que ouvia parecia-me perceber algo que não tinha percebido antes e então fui buscar a partitura à internet. Não é exactamente como eu disse antes mas, genericamente, não andei mt longe e a ideia geral é aquela.

Se alguém quiser:
http://www.comsonante.org/main/arch/acordai.pdf

OGC disse...

Ihi, que divertido! x) É-me tão absolutamente chinês!! xD

Pablo Chicasso disse...

Bolas... eu sei que não fui muito organizado, mas acreditava realmente que quando fiz aquele "esquema" tinha sido mais ou menos claro...

OGC disse...

Ah, não, lol. Eu tava a falar da partitura. O resto foi relativamente perceptível, tendo em conta a minha falta de conhecimento musical!

Pablo Chicasso disse...

ah, ok. fico mais descansado :)

Carolina Búzio disse...

Lindíssimo! Tem uma força impressionante... obrigada :)

Carolina Búzio disse...

Esqueci-me de acrescentar que...infelizmente já não se fazem letras assim.
tem um quê de épico!