wooooohhh! :O Gostei muito! Gosto da intensidade que as coisas ganham quando são cantadas por um coro. Ficam com um ar mesmo poderoso! Muito fixe. E também gostei da letra. Já agora:
« Acordai acordai homens que dormis a embalar a dor dos silêncios vis vinde no clamor das almas viris arrancar a flor que dorme na raíz
Acordai acordai raios e tufões que dormis no mar e nas multidões vinde incendiar de astros e canções as pedras e o mar o mundo e os corações
Acordai acendei de almas e de sóis este mar sem cais nem luz de faróis e acordai depois das lutas finais os nossos heróis que dormem nos covais Acordai! »
Já agora, o que faz esse efeito n é apenas o facto de ser cantado por um coro a capella (que concordo que também contribui para isso) mas também o facto de em grande parte da música ele "recusar" a polifonia (i.e. todos estão a cantar as mesmas notas) e guardá-la para os momentos finais das frases. A última estrofe é precisamente a que tem menos polifonia e portanto isso contribui para a sensação de crescendo (que tb existe na planificação sonora) porque vai ficando mais "crú" e mais "monolítico".
Uma pequena (ou nem tanto) correcção: eles não estão a cantar as mesmas notas a n ser em "acordai" e no fim das estrofes, mas o k estao a fazer sao movimentos paralelos (tds as vozes sobem ou descem à mesma distância) pelo que o efeito a k m referi continua a ser o mesmo. No entanto tb estava enganado ao dizer k a última estrofe era diferente porque o esquema afinal e o mesmo.
Esquematicamente passa-se isto em cada estrofe:
acordai - uníssono acordai - movimentos contrários (divergentes) etc. etc. - movimentos paralelos etc. dois últimos versos - movimentos contrários (convergentes) com uníssono na última nota.
Ao nível da planificação sonora é que há um crescendo contínuo.
só mais uma coisa (prometo que paro aqui): esse efeito "monolítico" do movimento paralelo tb existe porque a articulação rítmica é simultânea em todas as vozes. i.e. é homorrítmica.
Ok, estava-me a irritar o facto que de cada vez que ouvia parecia-me perceber algo que não tinha percebido antes e então fui buscar a partitura à internet. Não é exactamente como eu disse antes mas, genericamente, não andei mt longe e a ideia geral é aquela.
Se alguém quiser: http://www.comsonante.org/main/arch/acordai.pdf
11 comentários:
wooooohhh! :O Gostei muito! Gosto da intensidade que as coisas ganham quando são cantadas por um coro. Ficam com um ar mesmo poderoso! Muito fixe. E também gostei da letra. Já agora:
«
Acordai
acordai
homens que dormis
a embalar a dor
dos silêncios vis
vinde no clamor
das almas viris
arrancar a flor
que dorme na raíz
Acordai
acordai
raios e tufões
que dormis no mar
e nas multidões
vinde incendiar
de astros e canções
as pedras e o mar
o mundo e os corações
Acordai
acendei
de almas e de sóis
este mar sem cais
nem luz de faróis
e acordai depois
das lutas finais
os nossos heróis
que dormem nos covais
Acordai!
»
Acordai...!
Já agora, o que faz esse efeito n é apenas o facto de ser cantado por um coro a capella (que concordo que também contribui para isso) mas também o facto de em grande parte da música ele "recusar" a polifonia (i.e. todos estão a cantar as mesmas notas) e guardá-la para os momentos finais das frases. A última estrofe é precisamente a que tem menos polifonia e portanto isso contribui para a sensação de crescendo (que tb existe na planificação sonora) porque vai ficando mais "crú" e mais "monolítico".
Uma pequena (ou nem tanto) correcção: eles não estão a cantar as mesmas notas a n ser em "acordai" e no fim das estrofes, mas o k estao a fazer sao movimentos paralelos (tds as vozes sobem ou descem à mesma distância) pelo que o efeito a k m referi continua a ser o mesmo. No entanto tb estava enganado ao dizer k a última estrofe era diferente porque o esquema afinal e o mesmo.
Esquematicamente passa-se isto em cada estrofe:
acordai - uníssono
acordai - movimentos contrários (divergentes)
etc.
etc. - movimentos paralelos
etc.
dois últimos versos - movimentos contrários (convergentes) com uníssono na última nota.
Ao nível da planificação sonora é que há um crescendo contínuo.
(ok, agora acho k a análise está bem feita) :)
só mais uma coisa (prometo que paro aqui): esse efeito "monolítico" do movimento paralelo tb existe porque a articulação rítmica é simultânea em todas as vozes. i.e. é homorrítmica.
Ok, estava-me a irritar o facto que de cada vez que ouvia parecia-me perceber algo que não tinha percebido antes e então fui buscar a partitura à internet. Não é exactamente como eu disse antes mas, genericamente, não andei mt longe e a ideia geral é aquela.
Se alguém quiser:
http://www.comsonante.org/main/arch/acordai.pdf
Ihi, que divertido! x) É-me tão absolutamente chinês!! xD
Bolas... eu sei que não fui muito organizado, mas acreditava realmente que quando fiz aquele "esquema" tinha sido mais ou menos claro...
Ah, não, lol. Eu tava a falar da partitura. O resto foi relativamente perceptível, tendo em conta a minha falta de conhecimento musical!
ah, ok. fico mais descansado :)
Lindíssimo! Tem uma força impressionante... obrigada :)
Esqueci-me de acrescentar que...infelizmente já não se fazem letras assim.
tem um quê de épico!
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